quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Séries de retratos de Rafael Roncato e Régis Duarte celebram o mês da fotografia na Galeria Hipotética


Para celebrar o mês da fotografia, a Galeria Hipotética recebe a partir do próximo dia 13 duas exposições que têm o retrato como manifestação artística. Partindo de histórias pessoais dos retratados, os ensaios Adágio, de Rafael Roncato, e Felizes Juntos, de Régis Duarte, trazem à tona questões de identidade, gênero, igualdade de direitos, transformação e aceitação social. A abertura das exposições acontece no dia 13, sábado, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Adágio (2013-2015): o fotógrafo paulista Rafael Roncato, traz imagens ousadas de Laerte Coutinho, que revelam o processo de transformação de vida e trabalho da cartunista, que há mais de cinco anos realiza experimentações inovadoras, ultrapassando a esfera dos quadrinhos e ascendendo ao seu próprio corpo. Nas imagens, Laerte mistura seu corpo às tintas, compondo, revelando ou mascarando sua face, tornando-se personagem de sua própria obra. Além das fotografias, os visitantes da exposição também podem conferir as ilustrações exclusivas feitas por Laerte durante o processo criativo do ensaio.

Felizes Juntos (2015): a memória dos registros de família, de celebrações como álbuns de casamentos e outras lembranças, fazem dos arquivos um vasto campo de experimentação para os artistas visuais. Quando a história é pessoal, como o mais recente trabalho de Régis Duarte, Felizes Juntos, a narrativa em imagens ultrapassa a simplicidade do retrato. Crônica da vida privada, o ensaio já exposto no Paraty em Foco no ano passado mostra um período da vida do artista que forjou um casamento com uma amiga nos anos 90 em Nova York para poder permanecer no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário