sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Conheça o dublador Márcio Seixas

Foto: Divulgação
Márcio Seixas é dublador e locutor há 39 anos, sendo conhecido principalmente por ter sido o dublador do Batman na série "Batman: The Animated Series". Márcio, que foi uma das atrações do 3° Anima Heroes, que aconteceu nos dias 07 e 08 de dezembro, em Porto Alegre, conta como começou à carreira: "Minha carreira teve inicio quando vi pela primeira vez, em preto e branco, uma voz em português em cima de atores americanos. Aquilo me fascinou de tal maneira, que eu coloquei como objetivo na minha vida trabalhar com dublagem. Eu nem sonhava em ser locutor, eu queria ser dublador, eu gostava daquilo, mas não tinha a menor ideia de como entrar nesse ramo. Entrei no rádio por acaso, e como todo profissional que almeja uma melhoria de vida, tanto social quanto profissional, eu passei a mirar o meu sonho de trabalho, que era trabalhar no Rio de Janeiro, Chegando no Rio de Janeiro, eu acabei me aproximando da dublagem."

Sobre o convite para dublar o Batman, Seixas diz que tudo aconteceu por acaso: "O diretor de dublagem da Herbert Richers estava fazendo testes de voz para o seriado e eu cheguei para dublar em um outro estúdio, no momento em que um colega que tinha sido chamado para fazer o teste, abriu a porta e saiu muito brabo, porque o diretor estava insistindo para que ele chegasse no timbre de voz do original. O diretor perguntou se eu poderia fazer o teste, porque ele precisava enviar com urgência para o SBT. Eu fiz o teste e tentei chegar o mais próximo do original e, para minha surpresa, eles me ligaram dizendo que eu tinha sido aprovado no teste." Além do Batman, o mineiro de 68 anos já dublou outras pessoas, como, Clint Eastwood(foto abaixo) e Morgan Freeman.

Foto: Siebbi
Márcio também conta que hoje, no Brasil, não é possível se viver só da dublagem: "O profissional que escolhe essa profissão para viver tem que ter juízo e outro trabalho fixo e se já tem esse trabalho tem que se permanecer nele, porque a dublagem é um trabalho instável. Você pode receber um bom salário em um mês e no outro não ganhar nenhum centavo e isso é muito comum, pois o número de dubladores aumentou em uma proporção muito maior que a demanda de filmes."

O dublador, que hoje trabalha em comerciais e trabalhando fixo no seriado Law & Order e na Liga da Justiça, relata que sempre quis ter participado do filme "Rei Leão", mas que, infelizmente, não foi escolhido: "A ideia de fazer um leão poderoso, sábio, equilibrado como o Mufasa me deixou maravilhado, mas não fui escolhido. Escolheram um colega meu chamado Paulo Flores, infelizmente falecido, e quando vi o trabalho pronto eu vi que não conseguiria ter feito tão bem quanto ele fez. Eu queria ter feito tanto o Mufasa quanto o Scar, mas o segundo eu nem tentaria fazer, porque não conseguiria dublar tão bem como o Jorgeh Ramos fez."

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário