quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Entrevista com o escritor Duda Falcão

Duda Falcão é escritor, professor de história, fundador da editora Argonautas e um dos idealizadores da Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. O gaúcho é autor do romance ‘Protetores’ e do livro de contos ‘Mausoléu’, além de ter participado de diversas antologias em todo o Brasil. Mestre da Universidade Luterana do Brasil, Duda fala que, apesar de gostar da música e da escrita, teve que acabar rumando para a vida acadêmica pela questão financeira, mas que acabou se apaixonado por isso:

- Ser professor era uma coisa legal, até porque eu sempre gostei de ler, e cursei história. Logo de cara criei um afeto pela área, e já comecei a dar aula antes de me formar na universidade. Foi quando comecei a ganhar dinheiro com o meu trabalho de professor, e também quando me apaixonei por esse meio, pela experiência de conversar e trocar ideias com os alunos. Depois que terminei a graduação fiz uma especialização em literatura brasileira e acabei tendo a oportunidade de poder lecionar em uma faculdade.
 
Foto: Divulgação
Apesar de se sentir realizado e gostar de lecionar, o gaúcho destaca que tem como objetivo trabalhar somente com livros, mas que isso não é possível no momento. “Hoje já tenho mestrado e, provavelmente, vou fazer um doutorado também, mas na verdade eu gostaria de poder dar mais atenção a escrita. Apesar de gostar de dar aula, mas isso ainda é impossível pois ganhar dinheiro como escritor profissionalmente é para poucos no Brasil, e por isso preciso me sustentar de outra maneira” relata o escritor.

O autor, que tem grande parte dos seus trabalhos baseados em contos, fala que vê como grande diferença entre escrever antologias e um romance é a temática que já vem predefinida: "O organizador da antologia chega no escritor e fala que o tema é, por exemplo, vampiros; depois disso é passado as regras básicas, como cenários e personagens, e só depois disso o autor entra no mundo pensado pelo idealizador do projeto e escreve o conto. Quando se escreve um livro sozinho é tu mesmo que cria e elabora as temáticas. Creio que essa seja a grande diferença."

Foto: Divulgação
Trabalhando na divulgação do seu mais recente trabalho, intitulado 'Mausoléu', que é um livro de contos com uma novidade: todos os contos são escritos pelo próprio Duda. O gaúcho conta que as pessoas com quem conversa tem gostado bastante do projeto, tanto é que uma das coisas que o autor achou mais interessante foi que, logo que o livro saiu, duas escolas o chamaram para fazer palestras porque tinham achado interessante a temática do horror: "Essa é uma das maneiras de acompanhar se a obra está sendo aceita ou não. As pessoas gostam da literatura fantástica e, no caso desse livro, do gênero de terror."

Para Duda escrever esse livro foi diferente de escrever em outras antologias pois ele teve que dar a coesão ao projeto, como por exemplo o nome, 'Mausoléu', que foi pensado como o único local que abrigaria tantos monstros em um mesmo lugar. A obra conta com 36 contos, entre eles alguns inéditos, que mostram diversos seres da literatura fantástica, mais especificamente do terror, como zumbis, fantasmas, vampiros, lobisomens, monstros bizarros, entre outros. Pode se dizer que fiz o possível pra construir uma coletânea de monstros: "Pode se dizer que fiz o possível pra construir uma coletânea de monstros e coloca-los todos no Mausoléu."

Para o futuro o escritor tem como projeto mais próximo o lançamento do livro 'Vampiros', no qual é organizador, e que deve ser lançado pela AVEC Editora entre outubro e novembro desse ano. O volume dois dessa série também já está sendo trabalhado e será lançado em 2015, com o nome de 'Assombrações'. Além desses dois projetos para a AVEC, Duda também está envolvido em outros projetos: "Estou começando também a produzir o próximo livro da Argonautas que deve se chamar 'Herdeiros de Dagon', e que deve ser lançado na próxima Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. Tem também um romance que estou finalizando e que deve se chamar 'Hylana nas Terras de Lhu'."

Guilherme Wunder

2 comentários:

  1. Ótimo texto!
    Seu blog sempre me surpreende com informações de qualidade.
    Fico feliz em ver mais blogueiros apoiando a literatura nacional!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo reconhecimento Ben, e que bom que você gosta do meu 'filhote'. Infelizmente ainda é pouco o reconhecimento dado aos escritores, mas estou batalhando para que essa realidade mude.

      Excluir