Financiado através do Catarse, a webcomic 'Beladona' conta a história Samantha, uma menina atormentada por pesadelos terríveis todos os dias desde os 7 anos de idade. A web de quadrinho, criada pelos autores Ana Recalde e Denis Mello, foi lançada durante a Comic Con Experience, em parceria com a AVEC Editora.
Arte: Divulgação |
A HQ, que era disponibilizada pelo site Petisco.org, teve inicio ainda em 2011, durante uma Rio Comic Con. A roteirista Ana Recalde conta que durante o evento havia sido convidada pelo pessoal do site onde Beladona é disponibilizada para produzir algo exclusivo:
- No mesmo evento eu tinha conversado bastante com o Denis e tinha visto uns estudos dele com pincel que achei lindos, perfeitos para uma história de terror. Ainda não tinha uma ideia completa quando conversei com o Cadu, mas pedi um tempo e voltei no mesmo dia com o Denis e uma história a tiracolo.
Foto: Divulgação |
Em sua curta trajetória, Beladona já foi indicada para três premiações: Melhor Webcomic 2013 e 2014, Desenhista Revelação 2013 e Publicação Independente de Grupo 2013. Apesar do sucesso e reconhecimento alcançado na internet, a dupla apostou na adaptação para o impresso. O desenhista Denis Mello conta que já tinha essa vontade e que sempre pensou a história em sua forma física:
- Eu imaginava que poderia ser impresso em algum momento desde a primeira página. E sempre imaginei o livro com esse porte, mesmo sem saber quantas páginas teríamos no final das contas. Na época tinha acabado de ler o Beijo Adolescente do Rafa Coutinho, que é um livro de 40 centímetros de altura, queria que os leitores imergissem na leitura daquela forma, isso não rolaria no digital.
Prévia de Beladona. Arte: Divulgação |
Mas após o financiamento coletivo realizado com sucesso através do Catarse é que entra Artur Vecchi, fundador da AVEC Editora. Com um projeto desenvolvido para trabalhos financiados de forma coletiva, o carioca conta como foi esse encontro com a equipe e a negociação para que 'Beladona' fosse publicada:
- No lançamento do nosso livro 'RIO:Zona de Guerra', um amigo do Rio de Janeiro queria me apresentar a Ana Recalde dizendo que tínhamos tudo para fazermos projetos juntos. Após esse fato, um outro amigo em comum em Porto Alegre também me disse que queria me apresentar a Ana. Já estávamos predestinados a trabalhar juntos.
Para o futuro de 'Beladona' o que não faltam são projetos, afinal ainda devem ser lançados, em formato digital, a tradução para inglês e espanhol. Além disso deve sair também um livro de RPG, que deve servir como guia do mundo por onde se passa as histórias de Samantha.
Arte: Vitor Cafaggi |
Mas quando se fala em uma continuação da HQ é que o assunto fica em aberto. Denis conta que os dois autores querem também se aventurar em outros projetos e a produção de Beladona toma muito tempo para ser produzida, por mais que se tenha vontade de continuar trabalhando na trama:
- Para além disso, falando de quadrinhos mesmo, ainda não podemos afirmar nada. Uma coisa que pode ajudar muito: boas vendas e boa repercussão. Que voltaremos é quase certo, mas se houver uma demanda realmente poderosa pode ser que nos vejamos arrastados pra isso ainda mais cedo do que imaginamos, vai saber (risos).
Guilherme Wunder
Antes de de tirar fotos com a Ana, só escutei a voz dela nos Argcasts. :)
ResponderExcluir