terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Graphic novel 'Beladona' é a nova aposta da AVEC Editora

Financiado através do Catarse, a webcomic 'Beladona' conta a história Samantha, uma menina atormentada por pesadelos terríveis todos os dias desde os 7 anos de idade. A web de quadrinho, criada pelos autores Ana Recalde e Denis Mello, foi lançada durante a Comic Con Experience, em parceria com a AVEC Editora.

Arte: Divulgação
A HQ, que era disponibilizada pelo site Petisco.org, teve inicio ainda em 2011, durante uma Rio Comic Con. A roteirista Ana Recalde conta que durante o evento havia sido convidada pelo pessoal do site onde Beladona é disponibilizada para produzir algo exclusivo:

- No mesmo evento eu tinha conversado bastante com o Denis e tinha visto uns estudos dele com pincel que achei lindos, perfeitos para uma história de terror. Ainda não tinha uma ideia completa quando conversei com o Cadu, mas pedi um tempo e voltei no mesmo dia com o Denis e uma história a tiracolo.

Foto: Divulgação
Em sua curta trajetória, Beladona já foi indicada para três premiações: Melhor Webcomic 2013 e 2014, Desenhista Revelação 2013 e Publicação Independente de Grupo 2013. Apesar do sucesso e reconhecimento alcançado na internet, a dupla apostou na adaptação para o impresso. O desenhista Denis Mello conta que já tinha essa vontade e que sempre pensou a história em sua forma física:

- Eu imaginava que poderia ser impresso em algum momento desde a primeira página. E sempre imaginei o livro com esse porte, mesmo sem saber quantas páginas teríamos no final das contas. Na época tinha acabado de ler o Beijo Adolescente do Rafa Coutinho, que é um livro de 40 centímetros de altura, queria que os leitores imergissem na leitura daquela forma, isso não rolaria no digital.

Prévia de Beladona. Arte: Divulgação
Mas após o financiamento coletivo realizado com sucesso através do Catarse é que entra Artur Vecchi, fundador da AVEC Editora. Com um projeto desenvolvido para trabalhos financiados de forma coletiva, o carioca conta como foi esse encontro com a equipe e a negociação para que 'Beladona' fosse publicada:

- No lançamento do nosso livro 'RIO:Zona de Guerra', um amigo do Rio de Janeiro queria me apresentar a Ana Recalde dizendo que tínhamos tudo para fazermos projetos juntos. Após esse fato, um outro amigo em comum em Porto Alegre também me disse que queria me apresentar a Ana. Já estávamos predestinados a trabalhar juntos.

Para o futuro de 'Beladona' o que não faltam são projetos, afinal ainda devem ser lançados, em formato digital, a tradução para inglês e espanhol. Além disso deve sair também um livro de RPG, que deve servir como guia do mundo por onde se passa as histórias de Samantha.

Arte: Vitor Cafaggi
Mas quando se fala em uma continuação da HQ é que o assunto fica em aberto. Denis conta que os dois autores querem também se aventurar em outros projetos e a produção de Beladona toma muito tempo para ser produzida, por mais que se tenha vontade de continuar trabalhando na trama:

- Para além disso, falando de quadrinhos mesmo, ainda não podemos afirmar nada. Uma coisa que pode ajudar muito: boas vendas e boa repercussão. Que voltaremos é quase certo, mas se houver uma demanda realmente poderosa pode ser que nos vejamos arrastados pra isso ainda mais cedo do que imaginamos, vai saber (risos).

Guilherme Wunder

Um comentário: