sexta-feira, 27 de março de 2015

Galeria Hipotética evidencia a cultura pop

Será inaugurado no próximo sábado (28), a partir das 19 horas, no bairro Floresta, em Porto Alegre (RS), a Galeria Hipotética. Localizado na rua Visconde do Rio Branco, 431, o espaço busca se consagrar como um endereço de obras, cursos e produtos do mundo da ilustração e das histórias em quadrinhos.

Idealizada pelo editor da Panini, Fabiano Denardin; e pela jornalista Iriz Medeiros; a Galeria Hipotética é a aposta em um mercado que cresce cada vez mais, que é a chamada “cultura nerd”. Entre as atividades que devem acontecer no espaço estão exposições, cursos e vendas de livros e produtos segmentados.

O Terra Zero procurou Fabiano Dernadin e o idealizador do projeto respondeu algumas perguntas acerca da ideia da criação da galeria, sobre como funcionária e como esse movimento pode impactar no mercado brasileiro.

Terra Zero –  A ideia da galeria em Porto Alegre é basante inovadora. De onde partiu a vontade dessa empreitada?
Fabiano Dernadin – A ideia é minha e da Iriz, minha esposa. Surgiu de algumas viagens e visitas que fizemos a galerias e museus e que despertou essa vontade de tentar fazer algo parecido em Porto Alegre, uma cidade rica em desenhistas, ilustradores, fotógrafos e demais artistas.

Como vai ser a funcionalidade do espaço. Quais atividades tu pretendes trazer para atrair o publico e os aficionados da Cultura Pop?
A galeria tem duas salas de exposição e um espaço múltiplo que pode ser configurado para palestras, cursos, oficinas, lançamentos e outros eventos. Também temos lançamentos de editoras independentes, como a Balão Editorial, a Mino Editora e a Narval Comix, além de livros da Mythos Editora e outras casas de publicação.

Finalizando, como um incentivador dos quadrinhos brasileiros, como editor, com sua loja de HQs digitais Mais Gibis e, agora, com esse empreendimento. O que tu achas que a Galeria Hipotética vai influenciar no nosso mercado?
Acho que é cedo pra se falar em influência, mas a gente espera tentar se estabelecer e ajudar a fomentar um mercado para artes e outros produtos relacionados com cultura pop.

Serviço

Na estréia do espaço já será possível conhecer duas exposições da galeria. ‘A Cidade Esquecida‘, da designer Ariane Rauber, irá contar, através de fotografias e ilustrações, histórias reais de moradores de Porto Alegre, só que em um universo fantástico. Em paralelo acontece a mostra ‘A Arte Que Não Deveria Ser‘, do ilustrador Walter Pax. Fã do universo de H.P. Lovecraft, Pax escolheu as descrições mais marcantes de O Chamado de Cthulhu, Nas Montanhas da Loucura e outras obras lovecraftianas e deu forma às sobrenaturais criaturas da mitologia do autor norte-americano.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário