quarta-feira, 1 de abril de 2015

"Não sou apenas desenhista, sou também fã de quadrinhos e amo o que faço"

Foto: Divulgação
O desenhista e agente de talentos Joe Prado esteve em Porto Alegre participando da 4ª Multiverso Comic Con, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, no Colégio Marista São Pedro. Na ocasião o artista participou dos painéis 'A arte da Liga da Justiça', 'DC Comics', além das entrevistas e sessão de autógrafos.

Em um bate-papo descontraído, o artista contou que além de trabalhar com o mercado das HQs, ele também é apaixonado por eles, e por isso tenta sempre fazer a diferença no mercado: "Sou um fã e um entusiasta de quadrinhos, além de ser desenhista a agente. Com essa minha profissão consigo ajudar outros profissionais em suas carreiras. Mas acima de tudo amo o que faço."

Foto: Divulgação
Joe conta que sempre gostou de desenhar, e sempre quis trabalhar com isso, mas que no inicio foi difícil e nem a família acreditava nele: "Desde pequeno eu sempre quis desenhar. Quando eu falei para os meus pais, aos quatro anos, que queria ser desenhista eles me chamaram de louco e perguntaram o que eu iria fazer pra trabalhar de verdade. Na época eles chamaram até os meus avós para discutir o porque que o menino trabalhar com histórias em quadrinho. Mas eu sempre quis isso e é só isso que fui em toda a minha vida."

Com um grande currículo na carreira, onde participou de HQs importantes como o 'Aquaman', o paulista fala sobre o começo da carreira: "Acho que a primeira incursão de quadrinhos foram nos fanzines, que foi onde eu desenhei 'Os Protetores' com o Roberto Guedes, e depois, já na faculdade, participei de alguns trabalhos independentes com os irmãos Fábio Bá e Gabriel Moon e mais alguns outros desenhistas."

Foto: Divulgação
Hoje em dia Joe Prado é agente de quadrinistas, responsável por agenciar a carreira de grandes artistas como Ivan Reis, Daniel HDR, Rafael Grampá, Rod Reis, Felipe Massafera, entre outros. Desde 2013 com a Chiaroscuro Studios, o desenhista fala sobre como foi entrar nesse mundo dos agenciamentos.

- O Helcio de Carvalho, dono da Art & Comics, me chamou para ajudar na coordenação dos artistas que trabalham no mercado dos Estados Unidos. Na época eles tinham um sócio americano que logo depois acabou desfazendo essa parceira, foi quando o Helcio perguntou se eu conseguia assumir tudo e acabei topando esse desafio. 

Foto: Cristiano Corrêa
Além de ter sido um dos convidados da Multiverso, Joe também foi homenageado pela produção do evento com a medalha Renato Canini. Em uma ação que contou com a presença de Daniel HDR, Rod Reis e Ivan Reis, o paulista recebeu o prêmio por dedicar a vida ao mundo dos quadrinhos. 

- Me sinto muito honrado e prestigiado. Acho legal chegar aqui e ver as pessoas dizendo que eu merecia ser reconhecido pelo que faço, porque no final das contas eu não trabalho como um agente engravatado, mas estou lá para ajudar o artista. Isso para mim é o mais importante.

Foto: Divulgação
O quadrinista aproveitou para falar sobre um dos trabalhos que tem mais orgulho de ter participado: 'Blackest Night'. "Eu adorei que o Ivan Reis e o Geoff Johns me deram a oportunidade de ser o arte-finalista e ao mesmo tempo terem me nomeado o designer dos personagens da série, aonde eu fiz quase 300", destaca Joe.

Sobre os trabalhos que está atualmente e os planos para o futuro, o desenhista fala que, no momento, está trabalhando como arte-finalista da 'Liga da Justiça' e que isso deve tomar o tempo dele agora, e que depois disso devem chegar novidades: "Tem coisa planejada pra daqui dois anos, mas que ainda não pode ser revelada."

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário