quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Conheça o escritor carioca Eric Novello

O escritor, tradutor, compositor e roteirista Eric Novello esteve presente em Porto Alegre para participar da IV Odisseia de Literatura Fantástica da capital. Durante o evento, que aconteceu no mês de abril, o carioca participou de painéis como ‘Que fase! – A literatura fantástica aqui e agora’ e também concedeu autógrafos no seu estande. 

Foto: Guilherme Wunder
Trabalhando com a escrita desde 2004, quando lançou o seu primeiro livro, intitulado ‘Dante, o Guardião’, pela editora Novo Século; Eric se mostra muito mais preparado e evoluído profissionalmente. O carioca de 36 anos conta que no início teve até que se disciplinar e deixar o instinto um pouco mais controlado: 

- Quando comecei eu não sabia nada, e foi tudo um exercício para mim, tanto é que eu ficava pensando em será que sabia escrever um livro. No início precisei me disciplinar muito e, mesmo assim, tudo foi meio que instintivo. 

Para Novello, esses mais de dez anos trabalhando como escritor fizeram com que ele ganhasse técnica de escrita e se aperfeiçoasse mais nessas questões. Outro ponto destacado pelo escritor foi a faculdade cinema que cursou, que pode apresentar para ele técnicas que ele transpôs para os livros, como até aonde posso explorar os personagens ou como dividir a história sem perder o nexo. 

Foto: Divulgação
E essa experiência como escritor e roteirista formado em cinema fizeram com que Novello ganhasse destaque e reconhecimento na sua área. Tanto é verdade que durante um tempo foi crítico em jornais. Para o escritor um dos pontos altos de se conhecer os dois lados (literatura e cinema) é que ele sabia como funcionava os bastidores dessas duas culturas: 

- Isso é muito bom, porque quando você é crítico com alguém você acaba sendo consigo mesmo também, então você se obriga a melhorar vendo o trabalho dos outros, mas você também acaba criticando de forma mais humana esse mesmo trabalho, porque você sabe o quão difícil foi pra ele fazer tudo isso. 

Arte: Divulgação
Durante a programação da IV Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre o escritor estava autografando exemplares e divulgando o seu mais recente trabalho, chamado ‘Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues’, lançado em 2014, através da Editora Gutenberg. A trama acontece em um mundo de fantasia contemporâneo, aonde existem magos, metamorfos entre outras criaturas sobrenaturais. Para o escritor essa história tem certos diferenciais da grande maioria de livros de fantasia: 

- Só que o mais legal é que isso não é escondido, que nem na maioria dos livros de fantasia, então você pode acabar esbarrando em um lobisomem na fila do mercado, por exemplo. Foram quatro anos trabalhando nessa ideia, criando esse universo e amadurecendo esse mundo, até porque ele é muito grande e complexo. Então quando eu sentei para escrever já estava certo que eu queria contar a história de um exorcista, que ao invés de exorcizar anjos e demônios iria exorcizar esses seres sobrenaturais. 

Foto: Marcelo Wieczorek/Fast Food Cultural
Quando perguntado sobre uma futura sequência do livro Eric Novello explicou que a história e a trama na qual ele trabalhou foi concluída nesse primeiro volume, mas não descartou um novo projeto nesse mesmo universo: “Tem espaço para se criar novas histórias, tanto para o protagonista desse primeiro volume quanto para outros personagens secundários que os leitores gostaram.” 

Atualmente Eric está trabalhando em uma nova versão do seu livro ‘Neon Azul’, que conta a história de um bar que atrai os clientes e funcionários para que eles enfrentem um medo ou uma tentação. Já é nova versão deve trabalhar no que aconteceu com esses personagens cinco anos depois desses acontecimentos. Além disso o escritor também está produzindo um novo livro, que deve contar a história de um autor que não consegue controlar sua imaginação. 

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário