quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Conheça o criador das tiras ‘Os Passarinhos’

O homem é um multitarefa e atualmente está trabalhando como escritor, roteirista, ilustrador, colorista e editor de livros e quadrinhos. Ele é o quadrinista Estevão Ribeiro. O artista foi uma das atrações da IV Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, que aconteceu no mês de abril, no centro da capital. Durante o evento, Estevão apresentou os seus trabalhos, concedeu autógrafos e participou de palestras.

Foto: Guilherme Wunder
Nascido em 1979, na cidade de Vitória, no Espirito Santo, Estevão Ribeiro começou sua carreira cedo, ainda na sua cidade natal: “Tudo teve início em um jornal do Espirito Santo, quando ainda tinha 21 anos. Nessa primeira fase eu era apenas roteirista, mas depois de um período comecei a fazer parcerias para produzir histórias curtas. ”

Desde então a carreira do capixaba não parou mais, tendo vencido o prêmio HQMix de 2011 como melhor publicação infanto-juvenil, graças ao seu trabalho com o livro ‘Pequenos Heróis’. O trabalho ganhou destaque por ter revelado grandes quadrinistas e pela homenagem prestada aos personagens da DC Comics. O prestígio desse trabalho foi tão grande que até nos Estados Unidos ele foi publicado.

Foto: Marcelo Wieczorek
Só que o que muitos não sabem é que agora Estevão também está com um projeto editorial. A Aquário é um dos mais recentes projetos do autor. Fundada em outubro de 2014 a editora já esteve presente na IV Odisseia para fazer os seus primeiros lançamentos: “A Aquário surgiu da necessidade de eu ter uma empresa para trabalhar com outros profissionais do mercado e também os meus próprios trabalhos. Nós temos uma meta de publicar, até o final do ano, oito títulos. ”

Com tantas linhas de frente sendo trabalhadas pelo autor fica difícil saber como ele se define, tanto é verdade que o próprio Estevão se apresenta de formas variadas conforme o local onde está: “Tudo depende de onde estou. Existem lugares que me reconhecem como quadrinista, outros como escritor. Mas nesse momento quero ser reconhecido pelo meu trabalho, independente de qual vertente estarei trabalhando. ”

Foto: Divulgação
Aproveitando o momento em que falou que quer ser reconhecido pelo seu trabalho, Estevão também falou um pouco sobre a representatividade de mulheres e negros nos quadrinhos e na literatura: " Eu acho que falta a gente ter uma visão um pouco mais global sobre a produção de histórias em quadrinhos e literatura. Creio que temos que ser um pouco mais inclusivos, tanto nas entrevistas quanto na divulgação desse material. ” 

Atualmente o escritor está trabalhando na edição do livro ‘Um Sábado Qualquer’, de Carlos Ruas, que deve ser lançado pela editora. Além disso, Estevão também está produzindo a sequência d’Os Passarinhos e em um livro de sua autoria que deve ser lançado pela Cia das Letras. 

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário