quarta-feira, 21 de outubro de 2015

“Não sou um escritor, mas sim um criador”

Esse é o escritor e organizador de eventos Gustavo Girardi Brasman. Nascido em Curitiba, o paranaense é conhecido pela sua saga ‘Crônicas dos Senhores de Castelo’ e por ser o idealizador da MegaCON, evento que reuniu cerca de cinco mil fãs da cultura pop. O escritor foi uma das atrações da IV Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, que aconteceu no mês de abril, no centro da capital gaúcha. 

Painél sobre a atual fase da literatura fantástica. Foto: Guilherme Wunder
Durante o evento, Gustavo participou do painel ‘Que fase! – A literatura fantástica aqui e agora’, além de ter distribuído autógrafos e interagido com os leitores. O autor aproveitou a oportunidade também para explicar um pouco mais sobre a sua saga. ‘Crônicas dos Senhores de Castelo’, que já está em seu terceiro livro, deve ganhar mais dois volumes, sendo que um será lançado em 2016 e o próximo em 2018. O curitibano também falou sobre como surgiu toda essa série:

- Tudo surgiu por acaso. Eu estava em um café com um amigo e resolvemos criar um conto, de brincadeira mesmo. Só que quando vimos ele já estava com 100 páginas. Foi quando paramos e vimos que ali existia muito material, para produzir uns cinco livros. Depois disso resolvemos ir atrás de uma editora e conseguimos publicar o primeiro volume. Depois disso tudo foi acontecendo naturalmente. Serão cinco livros nessa saga principal, mas temos histórias para uns 14 livros. Em 2016 deve sair o quarto volume da série e, em 2018, o último.

Foto: Marcelo Wieczorek
Segundo Gustavo a evolução vista no seu trabalho é grande, pois, como o próprio destacou anteriormente, o primeiro livro surgiu mais como uma brincadeira do que com a vontade de se fazer algo profissional para o mercado: “Na época eu não estava preocupado com estrutura, tanto é que coloquei isso no primeiro livro, que as pessoas devem ler ele para se divertir. Mas depois acho que a minha escrita foi amadurecendo e isso se pode ver nos livros. ”

Mas o que alguns não sabem é que não é só livros e histórias que Gustavo sabe criar. Em 2014 o paranaense idealizou a primeira edição da MegaCON, que reuniu mais de cinco mil pessoas que admiram a cultura pop de Curitiba. Segundo o escritor foi a falta de grandes eventos desse gênero que fez com que o evento surgisse: “Eu sentia falta de eventos diferentes em Curitiba e sabia que existiam vários fã-clubes de cultura pop espalhados e que reuniam 500 pessoas em eventos. “

Foto: Divulgação
Só que o que Gustavo não imaginava era que o evento iria ganhar as proporções que ganhou: “Eu nunca planejei esse evento anualmente, mas sim em fazer um primeiro e ver qual seria a receptividade do público com ele. Quando a MegaCon foi estruturada eu imaginei que teria, em média, 700 pessoas, só que foram mais de cinco mil pessoas. Desde então eu tenho recebido cobranças de todos sobre a segunda edição do evento. “

Para o futuro o autor seguirá trabalhando na produção do quarto livro da série e em um podcast sobre a cultura nerd e geek. Além disso o escritor também está com o projeto de criar uma graphic novel que se passe no mesmo mundo dos seus livros. Para isso ele já iniciou os primeiros contatos com um ilustrador, mas ainda não existe previsão de lançamento

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário