quarta-feira, 7 de outubro de 2015

“Se você quer envolver o leitor nas suas histórias é necessário que o próprio escritor seja apaixonado por elas”

É com esse pensamento que o escritor paulista Eduardo Kasse, de 33 anos, segue escrevendo e batalhando pelo seu espaço no mercado literário brasileiro. O autor, conhecido por ser o criador da saga ‘Tempos de Sangue’, foi um dos convidados da IV Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, que aconteceu durante o mês de abril, no centro da cidade. 

O escritor foi uma das atrações da IV Odisseia. Foto: Edgard Refinetti
Durante o evento, Eduardo participou do painel ‘História Alternativa, Ficção Histórica e Ficção Alternativa – Estratégias Narrativas, Semelhanças e Diferenças’, além de ter concedido autógrafos e conversado com os fãs da sua série. O escritor aproveitou a oportunidade para nos contar um pouco sobre o início de sua trajetória na literatura:

- Desde muito jovem eu sempre fui apaixonado por livros de fantasia que se passassem no período medieval, além de sempre jogar RPG. E por ser tão identificado e ter tanta paixão por esse estilo que, quando resolvi que iria produzir algo, seria inspirado nesse gênero. Eu acho que acabei me aperfeiçoando nessa linha porque era o que eu realmente gostava e me identificava.

Foto: Divulgação
A saga ‘Tempos de Sangue’, que já tem três livros publicados, é uma fantasia histórica medieval que se passa entre os séculos X e XIII, na Inglaterra, França, Irlanda e Itália. Para Eduardo, uma das dificuldades de se escrever algo com embasamento histórico é a pesquisa, que se torna densa, para que o livro saia de acordo com os fatos:

- Como eu trabalho com uma fantasia histórica, onde os personagens e lugares são reais e que tem como base alguns fatos que realmente aconteceram, acaba existindo uma dificuldade que é de pesquisar algo, verificar, e construir em cima daquilo, mas sem mudar os fatos.

Para o futuro, o escritor paulista pretende lançar mais dois livros da série, sendo que o primeiro (que na saga será o quarto) deve sair ainda em 2015. Além disso, Eduardo também pretende montar um compilado de contos, que já estão disponíveis em e-book, e lança-los em formato físico. 

Guiherme Wunder

Um comentário:

  1. Ótimo texto! Adoro suas matérias envolvendo o universo literário. Dá sempre para obter informações interessantes.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir