sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Dilan Camargo participa do projeto Lendo pra Valer, da Escola Osório

Foto: Guilherme Wunder
Na tarde desta terça-feira, 31/10, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Osório realizou mais uma edição do projeto Lendo pra Valer. O programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e, nesta edição, trouxe para o município o escritor e patrono da Feira do Livro de Alvorada de 2013, Dilan Camargo.

Durante a tarde, os alunos da instituição preparam apresentações e dinâmicas para o escritor, que se mostrou receptivo aos trabalhos apresentados. Para a professora de séries iniciais e auxiliar na biblioteca, Elisete Bordin, ações como essa são de grande ajuda no desenvolvimento dos alunos. “É muito importante porque, além de conhecerem um autor gaúcho que já foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, e também o incentivo a leitura e ao conhecimento dos alunos”, conta Elisete.

E esse incentivo à leitura realmente alcançou os alunos. É o que conta a estudante Júlia Schmidt, 14 anos. A jovem leu o livro Poeplano, de Dilan Camargo e mostrou-se feliz com o que viu. “Eu gostei das ideias, da conscientização sobre as drogas e em como ele organiza as ideias de forma engraçada”, relata a estudante.

O escritor Dilan Camargo conta que essa experiência com os alunos é a coisa mais importante de todo o processo de escrita. Isso porque, é nos seus leitores que o ciclo se fecha. “Essa é uma das maiores recompensas da literatura para crianças e jovens. Eu digo que escrevo sozinho, que é um ato solitário. Então esse momento é muito importante, até porque a literatura só acontece quando tem a participação do leitor, que é o receptor”, conta o escritor.

O escritor conta ainda que, uma das coisas mais interessantes da profissão é poder conviver com o seu público e, em diversas ocasiões, inspirar-se neles para produzir seus textos. “No momento em que vou às escolas, procuro interagir e conversar com os alunos. Na hora da poesia eles leem juntos. Eu tenho alguns poemas como o ‘A Valsa das Vassouras’ que surgiu de uma experiência em uma escola no interior. Quando eu vi uma criança brincando com a vassoura, eu me lembrei da minha juventude e escrevi. Essa experiência movimenta muito comigo e com a minha imaginação”, encerra Camargo.

Essa não foi a primeira vez que o escritor esteve no município participando do projeto. No ano passado, Camargo esteve na Escola Castro Alves, participando do mesmo projeto. Lendo pra Valer é uma parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro e da Secretaria de Estado da Educação/SEDUC, na qual viabiliza os encontros com os autores através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares. Após isso é destinado às instituições os recursos para a aquisição dos livros para leitura prévia dos alunos.

Além disso, o autor foi o patrono da Feira do Livro de Alvorada em 2013 e visitou diversas escolas municipais, convidando a população para participar do evento. A relação com a cidade é tão boa que existe o projeto da construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) no Bairro Salomé que receberá o seu nome.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário