quinta-feira, 31 de maio de 2018

Estátua em homenagem ao Quatro Ases é construída em praça na Parada 43

Para quem passa pela Praça da Parada 43, em frente a Escola Estadual Júlio Cesar Ribeiro de Souza, já é possível notar uma mudança na paisagem. Isso porque está sendo construída uma estátua na esquina das avenidas Presidente Getúlio Vargas com a Frederico Dihl, para homenagear o personagem Quatro Áses, criado por Luciano Moucks. 

Foto: Matheus Pfluck
A criação do personagem é do cineasta Luciano Moucks e a inspiração é o professor Rogério Valim. O Quatro Ases é um personagem de quadrinhos de super-heróis que vai estar na série Super Tinga e Abelha Girl. A produção será distribuída para 215 canais de TVs públicas financiadas pela Bradesco, ANCINE e EBC. 

A série tem a primeira exibição obrigatória nas TVs públicas por 12 meses e depois os direitos são livres para a comercialização com outros canais. “Como uma empresa comprou parte dos direitos e de contrapartida ela construiu estátuas, praças e distribuição de revistas em quadrinhos nas cidades e países que têm as estátuas”, salienta Moucks. 

O cineasta conta que, há muitos anos, teve que produzir um curta-metragem em Alvorada e todos falavam sobre o Rogério Valim e como ele já havia sido até tema de escola de samba da cidade. “Na época ele fazia uma peça de teatro em todas as escolas, chamada Quatro Ases. É um coringa e daí saiu a ideia de criar o personagem em homenagem a essa grande pessoa que ama a sua cidade”, relata o criador da série. 

Quanto ao local da estátua, segundo Moucks, foi a Prefeitura que escolheu o lugar, com a condição de que houvesse a revitalização e atividades culturais, além de distribuição de revistas em quadrinhos e peças de teatro relativo ao personagem para as crianças. As obras tiveram início no ano passado e a previsão de conclusão é de agosto de 2018, antes de a série entrar no ar. 

Ao todo são seis estátuas distribuídas no Brasil e exterior. Além de Alvorada, o personagem Quatro Ases também terá um monumento na serra. “Os recursos das estátuas são da empresa que adquiriu os direitos de licenciamento dos personagens que também serão jogo para PC, revistas em quadrinhos e outras séries e filmes”, enfatiza o cineasta. 

Segundo o criador da série e dos personagens, a ideia é que o público aceite bem o projeto e a homenagem feita ao professor Rogério Valim, principalmente nos bairros mais desassistidos pelo poder público. “Ter um ator que mora no Bairro, humilde e ao alce das mãos vai ajudar os futuros jovens artistas da cidade”, justifica Moucks. 

Homenageado 

O personagem Quatro Ases é um ser dimensional que protege a terceira dimensão de seres da quarta dimensão. Nos quadrinhos ele está sempre fazendo piada e o seu passa tempo preferido são as apostas. A cidade de Alvorada é o lugar preferido do herói aonde ele tem como casa e acaba sendo protetor devido aos ataques dos malfeitores 

Para Rogério Valim, a homenagem pode ser considerada um momento de alegria e reconhecimento pelos trabalhos prestados dentro do município junto com o Quatro Ases. “Esse é um personagem que trabalhei com peças nas escolas do nosso município e outras cidades. Sinto-me valorizado dentro da minha profissão. É um momento de alegria meu e de todos que prestigiam a arte”, finaliza o artista.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário