segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Qual é o futuro da Marvel nos cinemas?

Após os fracassos de público e critica dos filmes baseados nas histórias do Capitão América, lançado em 1992; do Quarteto Fantástico, gravado em 1994 e que sequer foi lançado oficialmente; do Demolidor, lançado em 2003 e do Justiceiro, lançado em 2004, todos achavam que o mercado de filmes baseados em HQs da Marvel estava saturado e que demoraria a voltar a fazer sucesso. Não foi isso que aconteceu e a franquia dos Vingadores é a maior prova disso.

Foto: Divulgação
O primeiro filme, lançado em 27 de abril de 2012, obteve a maior bilheteria mundial do ano passado, alcançando US$ 1, 511 bilhão, além de ter se transformado no terceiro filme mais assistido da história do cinema, ficando atrás de “Avatar” e “Titanic”.

As expectativas para a segunda fase da franquia são grandes, afirma o jornalista e editor do blog Papo de Quadrinho, Jota Silvestre:

- Espero um sucesso igual ou ainda maior visto as bilheterias dos dois primeiros filmes da Fase Dois: Homem de Ferro 3 e Thor: O Mundo Sombrio. Ambos renderam muito mais que os respectivos filmes na Fase Um e acredito que até a chegada de Vingadores: Era de Ultron o público ainda não terá se cansado dos filmes de super-heróis.

Mas sempre há o risco de se investir demais em algo e acabar não dando certo, e isso é um risco que a Marvel está correndo. “Não é impossível que algo dê errado. Se acontecer será por culpa da própria Marvel que vem explorando a marca Vingadores até não poder mais. Um exemplo é o novo desenho animado, Avengers Assemble, que tenta emular o clima descontraído do primeiro filme e falha miseravelmente. Todo gênero vive de ciclos no cinema; o de super-heróis está novamente no auge e certamente vai se exaurir daqui a alguns anos. A Marvel, parece, está precipitando essa exaustão”, diz Silvestre

Foto: Divulgação
A Marvel voltou com tudo para o cinema e isso só aumentou a quantidade de fãs pelas HQs, tanto é que os canais de TV também estão explorando esse universo. Já está no ar a série da SHIELD e a Marvel anunciou quatro novas séries de heróis no Netflix para os próximos anos: Demolidor, Punho de Ferro, Jessica Jones e Luke Cage. Se considerarmos isso e todas as outras mídias que ainda podem ser aproveitadas é possível que o mundo dos super-heróis dure muito tempo ainda.

Sobre o terceiro filme dos Vingadores, o especialista em quadrinhos Jota Silvestre acredita na volta de Thanos (já que o segundo será com Ultron). O jornalista também espera que a Marvel seja inteligente e encerre a franquia no terceiro filme dos Vingadores para que assim termine por cima e não canse o público.

Foto: Divulgação
Mesmo com a maioria dos fãs da Marvel querendo que o terceiro filme dos Vingadores seja sobre a Guerra Civil, Silvestre não acredita que isso irá acontecer, “Não acredito que Guerra Civil aconteça tão cedo em qualquer mídia. Uma trama como a Guerra Civil envolve muitos personagens e exige que o universo Marvel esteja bem consolidado para aí sim poder haver uma ruptura no status.”

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário