quarta-feira, 12 de março de 2014

Quem é Sérgio Ribeiro?

Foto: Universidade Capenga
Sérgio Ribeiro tem 22 anos e é estudante de engenharia mecatrônica na UFSJ. Além disso tem uma fan page no Facebook com mais de 715 mil curtidas, é editor do site Universidade Capenga e de um canal do Youtube, também chamado Universidade Capenga que já conta com cerca de 127 mil inscritos e mais de 4 milhões de visualizações. Sérgio fala que quando começou a página, em 2011, não tinha ideia de que iria fazer tanto sucesso e que apenas foi criando conteúdo, o pessoal foi curtindo e a página crescendo. Com o canal no Youtube foi a mesma coisa. Ele não sabia a reação das pessoas, afinal, não é comediante. Mas decidiu tentar, pois sempre gostou de fazer vídeos.

O estudante conta que tudo começou com a ideia de montar um blog com tirinhas sobre a faculdade onde estuda (UFSJ, Campus Alto Paraopeba (CAP), um campus só de ENGenhariA, logo CAP + ENGA = CAPENGA). Assim o blog e, consequentemente, a página no Facebook surgiram como UFSJ CAPENGA. Mas, após observar que pessoas de outras universidades também acessavam o blog, Sérgio decidiu generalizar a ideia, abrangendo todo o contexto universitário, criando assim a UNIVERSIDADE CAPENGA, em setembro de 2011. Em janeiro de 2012, fechou o blog por falta de tempo e continuou só com a página no Facebook, que chegou a 400 mil curtidas em março de 2013, quando decidiu começar o canal de vídeos.

Ribeiro diz que a maioria das ideias para os novos vídeos vem do seu dia a dia na universidade e também de sugestões de fãs. Sérgio falou que faz tudo sozinho, roteiro, gravação,edição, mas, para ele, é uma diversão. Ele também escreve o roteiro básico seguindo a linha de pensamento que vem na própria cabeça, mas depois incrementa com várias ideias e sugestões que vem dos próprios universitários da página e amigos. Sobre os vídeos de paródias, o estudante explica que essa foi a primeira ideia para o canal, pois era o mais fácil para ele. "Toco violão desde os meus 15 anos e já compus algumas músicas. De vez em quando, ouvia algumas canções e fazia paródias brincando com os refrões. Aí, foi só juntar a temática da UC com algumas músicas que eu e a galera conhecemos bem."

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário