quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Rafael Albuquerque fala sobre Stout Club, Vampiro Americano e Ei8ht

O quadrinista e desenhista Rafael Albuquerque é conhecido por já ter vencido os prêmios Eisner Award e Harvey Award, e pelo seu trabalho na série do ‘Vampiro Americano’. O gaúcho foi uma das atrações da 4ª Multiverso Comic Con, que aconteceu em Porto Alegre nos dias 23 e 24 de agosto. No evento o artista participou do painel ‘O jeito Vertigo de fazer quadrinhos’, junto com o Fabiano Denardin, além de ter realizado uma sessão de autógrafos no local. 

Foto: Divulgação
Em uma conversa entre uma agenda e outra, Rafael contou um pouco sobre os atuais e novos projetos da sua carreira. Entre esses projetos está o retorno do ‘Vampiro Americano’, da Vertigo. O desenhista conta que, para ele, trabalhar nessa série é bem tranquilo, pois fazer outros projetos é sempre legal, mas quando retorna pro Vampiro é muito natural e gratificante, assim como trabalhar com o Scott Snyder. “Está sendo excelente, estou indo para o meu segundo arco desde que nós voltamos, que é a "Corrida Espacial", e pode se dizer que estou curtindo bastante.”

Sobre o fim da trama, Albuquerque já adianta que esse será o último ciclo e que o inicio já está sendo produzido, e deve durar mais uns dois anos para que se encerre a saga: “Não é algo que a gente tem dado como certeza, mas a gente já sabe para onde está indo, mas quanto tempo vai levar ainda não, porque as vezes pode aparecer uma história nova que se encaixe e nós vamos querer conta-la para o público.”

Foto: Divulgação
Outro projeto no mundo dos quadrinhos que está sendo tocado pelo quadrinista é o lançamento da HQ ‘Ei8ht’, que está sendo produzida pela Dark Horse. A história é uma adaptação do ‘Tune 8’ que era publicada no site IG Jovem, mas que foi cancelada em 2011. Rafael conta que já existia antes mesmo da ‘Tune 8’ sair aqui no Brasil, uma conversa com a editora americana para que eles trabalhassem em conjunto

- Eu fiz muitas capas pra eles, mas nunca uma história em quadrinhos por exemplo. Apesar disso sempre tive uma boa relação com eles. Então quando eu fiz o ‘Tune 8’ pensei que seria interessante apresentar para algumas editoras nos Estados Unidos e a Dark Horse foi a que me fez a melhor proposta. A série foi reformatada, reescrita e redesenhada; e deve sair como uma minissérie dividida em cinco partes.

Foto: Stout Club
Além disso o gaúcho também está envolvido no site Stout Club. Idealizado pelo artista e pela sua esposa, a fotógrafa Deb Dorneles, o portal tem como objetivo reunir os amigos que os dois fizeram em suas vidas: “A gente conhece muitas pessoas do meio artístico como quadrinistas, designers, fotógrafos entre outros parceiros pelo os quais sentimos um carinho muito grande e sempre tivemos a vontade de trabalhar juntos. Então o Stout Club acabou sendo uma espécie de catalizador para chamar pessoas que gostamos para falar sobre uma parte do nosso trabalho, que é o processo, de uma maneira descontraída e informal, como se fosse em uma mesa de bar.” 

E a grande surpresa, e até de certo modo, desafio que Albuquerque colocou a sua frente é transformar o site em um selo de publicações de livros e histórias em quadrinhos, e esse ano já devem ocorrer lançamentos pelo Stout Club: “Esse ano já pretendemos lançar alguma coisa como livros ou histórias em quadrinhos, quem sabe na Comic Con Experience já ocorra algum lançamento com autores que a gente gosta. A expectativa é que até lá aconteçam três lançamentos. Provavelmente sai o Sketchbook 2, eu acho que também um projeto com o Eduardo Medeiros e um com o Marcelo Braga, que é um artista de São Paulo que eu admiro muito.”

Foto: Stout Club
Para o futuro Rafael pretende terminar a adaptação da ‘Tune 8’ para os Estados Unidos, além de continuar trabalhando na série do ‘Vampiro Americano’. O desenhista destaca também que está envolvido em mais alguns projetos que devem sair pela Image, mas que ainda não pode revelar, pois não existe nada concreto ainda.

Guilherme Wunder

Um comentário: