quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Conheça o argentino Salvador Sanz

Foto: Divulgação
O desenhista e quadrinista argentino Salvador Sanz é conhecido pelas suas graphic novels ‘Noturno’ e ‘Angela Della Morte’, lançadas no Brasil pela Zarabatana Books. Além disso também foi diretor de cinema, e já venceu o prêmio de melhor curta animado da San Diego Comic-Con 2006, com o filme ‘Gorgonas’.

O artista foi a atração internacional da 4ª edição da Multiverso Comic Com, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, na escola Marista, em Porto Alegre. Na ocasião, Salvador participou do painel sobre ‘Quadrinhos na América Latina’, além de ter dado uma entrevista e participado de uma sessão de autógrafos.

Foto: Divulgação
Nascido em Buenos Aires, o argentino conta que trabalha com desenho desde 1994, quando começou a publicar em uma fanzine com alguns amigos da escola. A ‘Catzole’, que era como se chamava a revista oi publicada até 2001, e nesse meio tempo saíram 16 edições: “Saia um número por ano, tudo de forma independente, nós que escrevíamos, saia do nosso bolso, venda de mão em mão, convenções.”

Salvador Sanz fala que teve sua primeira graphic novel publicada em 2006, e que, desde então, vem se dedicando ao mercado dos quadrinhos de forma autoral. O argentino destaca que publica mensalmente em uma revista do seu país que se chama ‘Fierro’, onde ele pode trabalhar uma série, caso tenha interesse. E é nessa magazine que o desenhista pretende lançar o se novo projeto. O trabalho intitulado ‘O Esqueleto’ já está em produção e deve ser lançado em episódios. A história mostra um futuro pós-apocalíptico, no qual um vírus no gado transforma os carnívoros em monstros predadores que enfrentam os vegetarianos, únicos sobreviventes.

Arte: Divulgação
O autor, que sempre se interessou pelo terror, diz que a paixão por esse gênero vem pela incomodidade e pela liberdade que tem para falar sobre diversos temas: “Eu gostei muito mais do gênero de terror desde pequeno e não sei explicar direito porque me sinto atraído pelo terror, é boa essa sensação de incomodidade deste que se expõe. Na história de terror me parece que se pode trabalhar com temas delicados, como a morte, a vida mais além da morte, de forma com cunho pessoal, sem nenhuma atadura, máscara, eu acho interessante.“

Para o futuro, Salvador pretende concluir as ilustrações de um conto que está participando, e que não pode divulgar o nome ainda. Além disso o artista está trabalhando na divulgação do ‘Angela Della Morte 2’, que já foi lançado na Argentina: “Eu gostaria de agradar um pouco mais ao mercado, publicar mais para fora. Eu gostaria muito que fosse publicado aqui no Brasil e em alguns outros países o segundo volume de ‘Angela Della Morte’, que por ser muito recente só tem no meu país.”

Guilherme Wunder

2 comentários:

  1. Foi o 2º artista estrangeiro (da América do Sul) e após Eduardo Risso, com quem troquei umas palavras e consegui autógrafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah cara, que baita experiência! Ele é um querido e deu força total pro meu projeto. Que bom que você leu a minha matéria... Muito obrigado e volte mais vezes

      Excluir