quarta-feira, 18 de março de 2015

O fantástico universo Bonelli

Atualmente as editoras norte-americanas de quadrinhos estão fazendo muito sucesso no Brasil com suas sagas de super-heróis que hoje se popularizaram devido ao sucesso de adaptações para a TV e para os cinemas. Mas sempre que você chegar em uma banca para comprar alguma dessas HQs, você encontrará também um espaço reservado para os trabalhos da editora italiana Bonelli Comics.

Arte: Divulgação
A editora, fundada em 1940 pelo italiano Gian Luigi Bonelli, se tornou conhecida no nosso país devido a popularização do personagem 'Tex Willer', considerado um dos carros-chefes da editora. Para o jornalista especializado em quadrinhos e cultura pop Ricardo Quartim, existem diversos fatores que fizeram com que a história do fora da lei conquistasse tantos fãs no Brasil:

- Na época em que começou a ser publicado no Brasil os filmes de cowboy estavam na moda e posteriormente vieram os filmes de Far West italianos ou Western Spaghetti que ajudaram a popularizar ainda mais o gênero e consequentemente os gibis do Tex. Mas independente disso esta categoria é atemporal e sempre haverá público suficiente. Sem falar que personagem é carismático e foi criando uma extensa mitologia em torno de si o que contribui para o fascínio dos fãs.

Foto: Divulgação
O jornalista, que também faz parte da revista 'Mundo dos Super-Heróis', também fala que ao contrário dos tradicionais quadrinhos americanos de super heróis, os da Bonelli possuem o seu nivel de qualidade mais regular, não se prendendo em sensacionalismos: "Seus roteiros não usam e abusam de mortes e ressurreições, mega sagas interligadas obrigando os leitores a ler vários títulos. Esses e muitos outros fatos acabam por distorcer a essência dos personagens e afastar leitores."

Além de Tex Willer, a editora também publica outras HQs que contam com o carisma do público, são elas: Ken Parker, Zagor, Mágico Vento, Dylan Dog, e Julia Kendall. Quando perguntado sobre o futuro da editora no Brasil, Quartim fala que apesar de encontrarmos uma grande variedade de títulos nas bancas, grande parte das publicações da Bonelli não estão saindo por aqui:

- Por enquanto os títulos atuais tem se mantido, inclusive o de Julia Kendall que quase chegou a ser cancelado por baixas vendas. Tex vende bem tanto que possui vários títulos em banca. Zagor também se mantem firme. Mas infelizmente grande parte do universo Bonelli não está saindo no Brasil e não sei como esse panorama poderia mudar. As raras minisséries que saem também sempre têm o risco de serem canceladas antes de sua conclusão. Como a excelente Face Oculta que foi descontinuada após o segundo número por ter suas vendas abaixo das expectativas. É uma pena, pois com tanta coisa ruim no mercado que vende bem, justo quando surgem estes lançamentos de maior qualidade as pessoas não compram. 

Guilherme Wunder

Um comentário:

  1. Perfeito... isso mesmo.
    Tex tem consistência, estrutura e muita seriedade.
    Enquanto isso, vemos os super-heróis com crises de identidade, brigando entre si, idas e vindas, universos e multiversos, devoradores de mundos, milhares de lanternas e guardiões, heróis zumbis e por que não, doravante, gays? acho que vão liberar geral depois das leis reconhecendo as uniões de pessoas do mesmo sexo. Bem, não levo nada a mal, pois cada um faz o que bem entende do seu.

    ResponderExcluir