quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lançamentos e feira de vendas agitam a galeria Hipotética

Foto: Divulgação/Galeria Hipotética
A galeria Hipotética realizou na tarde deste sábado (12) o 2º Feirão de Compra, Venda e Troca de HQs, que movimentou o segundo piso do espaço, localizado na rua Visconde do Rio Branco, em Porto Alegre. Além disso, também aconteceram lançamentos de diversos trabalhos publicados no decorrer de 2015 como, por exemplo, Pétalas e O Fabuloso Quadrinho Brasileiro.

O espaço, que foi inaugurado em março de 2015, contou com uma programação repleta de lançamentos e oficinas no decorrer desse que foi o primeiro ano de funcionamento da galeria. Para Fabiano Denardin, editor da Vertigo e fundador do estabelecimento, esse primeiro ano de experiência e muito positivo para que se possa pensar em outros projetos para 2016.

Foto: Guilherme Wunder
“Ainda é cedo para se fazer um balanço deste primeiro ano de funcionamento, mas queremos acertar alguns pontos para movimentar a galeria em 2016. Com certeza teremos mais exposições, eventos e parcerias com grupos e artistas de Porto Alegre. Podemos afirmar que devemos apresentar muitas novidades para o segundo ano do espaço”, destaca Fabiano.

Um dos principais lançamentos que aconteceram no evento foi O Fabuloso Quadrinho Brasileiro. Organizado por Rafael Coutinho e Clarice Reichstul, e editado pelo jornalista e tradutor Érico Assis, o livro é uma antologia que, de acordo com os organizadores, procura dar um panorama do que foi produzido por quadrinistas do País no período de julho de 2014 a junho de 2015.

Foto: Guilherme Wunder
A obra é a primeira de uma série de livros que, a cada ano, deve ser lançado contendo o melhor da produção de quadrinhos brasileiros. A seleção de 2015 traz trechos de álbuns como Dois Irmãos, de Fábio Moon e Gabriel Bá a partir da obra de Milton Hatoum; Talco de Vidro, de Marcello Quintanilha, e Klaus, de Felipe Nunes. (Em breve postaremos uma entrevista exclusiva com Rafael Coutinho sobre esse projeto).

Só que não foram só os lançamentos que movimentaram a galeria no sábado, pois também aconteceu no espaço o 2º Feirão de Compra, Venda e Troca de HQs. No segundo piso do local era possível encontrar raridades e produtos mais recentes sendo vendidos por entusiastas das histórias em quadrinhos. O porto alegrense Nana Walker era um dos colecionadores que aproveitou o momento para vender algumas das suas HQs no local.


"Eventos como esse sempre são motivo de alegria e reencontro com o pessoal, além de ser uma forma de eu poder repassar partes de uma coleção que foram muito importantes pra mim, mas, por causa de espaço precisamos nos desfazer. O Feirão é a forma que acho melhor, pois passaremos pra pessoas que sabemos que cuidarão muito bem delas", disse o colecionador.


Foto: Divulgação/Galeria Hipotética
Ainda segundo Nana, espaços como o da galeria Hipotética devem ser considerados cruciais para o cenário das histórias em quadrinhos. "Essas iniciativas são importantes porque nos informam sobre lançamentos, cursos, atividades e eventos deste mercado que fujam do mainstream. Outro ponto interessante é que temos um espaço para nos inteirarmos do que ocorre fora do que a grande mídia nos entrega", finaliza o Nana Walker.

Além disso, também aconteceram os lançamentos de Pétalas, de Gustavo Borges e Cris Peter; O Rei Amarelo, de Péricles Ianuch; entre outros projetos. Para 2016, a galeria já está divulgando alguns cursos e oficinas que devem ser ministrados por artistas como Ana Koehler, Daniel HDR e Lobo

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário