quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Crítica de Os Mercenários 2


Filme: Os Mercenários 2 (2012)
País: EUA
Classificação: 16 anos
Estreia: 31 de agosto de 2012
Duração: 102 minutos
Direção: Simon West
Roteiro: Sylvester Stallone e Richard Wenk
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Dolph Lundgren, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme, Chuck Norris.

“O grupo de mercenários liderado por Barney Ross (Sylvester Stallone) se une para uma nova empreitada. Após perderem um amigo assassinado pelo temido Vilain (Jean-Claude Van Damme), a turma embarca em uma jornada em busca de vingança. Ao mesmo tempo, recebem a missão de Church (Bruce Willis) de evitar de Vilain coloque as mãos em uma quantidade impressionante de plutônio enriquecido, que possibilitaria a produção de armas nucleares. Ross contará com a ajuda de Christmas (Jason Statham), Gunner (Dolph Lundgren), Hale (Terry Crews), Toll (Randy Couture) e Trench (Arnold Schwarzenegger), isso sem falar no misterioso Booker (Chuck Norris).”

Seguindo o mesmo espírito do primeiro filme da franquia, Barney Ross é chamado novamente por Church para realizar mais uma missão com o seu grupo de mercenários. Mas os “problemas” com a equipe (na visão dos produtores) começam desde o início da trama, com a inclusão de uma mulher no time e, posteriormente, as perdas de outros companheiros de Stallone.

Cenas de ação e tiroteios permeiam boa parte do filme. Foto: Divulgação
O roteiro do filme peca nessa parte. Existe sim uma causa para que tudo aconteça, mas esse motivo é fraco e não condiz com todas as ações que acontecem no decorrer da trama. Isso mostra como o texto não tem tanta força e serve apenas de trampolim para as cenas de ação com os atores que ficaram consagrados por filmes do gênero nos anos 90.

E são essas cenas de ação que fazem com que o longa-metragem cumpra sua missão. Todas elas são bem produzidas e dirigidas, abusando do sangue e de cenas fortes. Algumas chegam a ser surreais, mas fazem sentido no contexto e no universo no qual o filme está inserido. Mas cabe aqui salientar que, mesmo fazendo sentido, elas acontecem em excesso e fazem com que os telespectadores não acreditem no que está acontecendo.

O astro dos anos 90 ganha destaque durante a produção. Foto: Divulgação
Essas cenas de ação lembram muito os filmes dos anos 90 que os atores de Os Mercenários fizeram parte. Podemos ver ali referências ao Rambo, Exterminador do Futuro, O Grande Dragão Branco e a toda carreira de Chuck Norris. Em um tempo onde séries como Stranger Things fazem sucesso pela nostalgia, Os Mercenários 2 executa esse serviço, unindo astros do passado em um único filme, com o simples objetivo de acompanhá-los juntos quase que reprisando papéis que os consagraram.

Assista abaixo o trailer da produção:



Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário