sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Inscrições para o 3º Festival de Cinema Escolar de Alvorada se encerram neste sábado

Foto: Divulgação
Vão até este sábado, 30 de setembro, as inscrições para o 3º Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA). O evento, organizado pelos projetos Clube das 5 e Primeira Tela, já conta com mais de 1.100 projetos inscritos de cerca de 91 países. E, segundo André Bozzetti, fundador do Clube das 5 e um dos idealizadores do festival, existem a expectativa de que esses números ainda aumentem. 

“Ainda tem a expectativa de chegarmos a um número maior, visto que estou no Uruguai conversando com instituições que vão se inscrever e também no Rio Grande do Sul, aonde tenho consciência de produções que estão sendo finalizadas. Acho que alcançaremos essa marca [1.200 trabalhos] ou até ultrapassaremos um pouco. Já são 91 países inscritos, mas ainda teremos mais alguns até o prazo final das inscrições”, relata Bozzetti. 

Esse número surpreende quando se é comparado com a edição anterior do evento. Isso porque, em 2016, o FECEA recebeu a inscrição de 130 curtas, sendo apenas dois deles estrangeiros. Para Bozzetti, já existia a expectativa de crescimento do festival, mas não nessas proporções. Segundo ele, a ideia era de que, no máximo, dobrassem o número de produções e não algo tão extremo assim. 

As inscrições se encerram neste sábado, 30/09. Nesta edição foram abertas as categorias de produções de ficção e documentário, nas categorias Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas e particulares do território nacional e do estrangeiro. Além disso, também haverá as categorias Especial Universitária e Independente, para produtores até 21 anos de idade. 

Para Bozzetti, o principal diferencial deste festival para os outros realizados no Brasil está nas categorias e premiações. Isso porque, conforme ele, a maioria dos eventos premia somente o melhor filme, enquanto o 3º FECEA tem diversas categorias, seja de atuação como também técnicas, e divididas entre as faixas etárias. Ainda para Bozzetti, somente assim é possível valorizar todo o trabalho feito e não somente o produto final. 

“É muito importante esse movimento do cinema estudantil dentro das escolas, até pelas leis de conteúdo nacional na TV e no cinema, que é um mercado que vem se abrindo bastante. Se, desde a escola, as crianças já começarem a ter o contato com isso, quando elas chegarem ao ensino médio ou na faculdade eles podem buscar essas áreas para seguir estudo e carreira, tendo uma base que vem desde as séries iniciais. Fazer cinema é tão divertido e bom quanto assistir”, relata o idealizador. 

André Bozzetti aproveitou a oportunidade ainda para salientar que, através deste festival, ele quer dar uma visibilidade maior e melhor para Alvorada, afinal mais de 90 países estarão acompanhando o projeto. Conforme ele, está na hora do município ser notícia por atitudes bacanas e não somente pela violência que assola a cidade. 

Serão aceitas no 3º FECEA produções realizadas a partir de 2015, que forem enviadas para o e-mail: insc.fecea@gmail.com. Os filmes inscritos deverão estar disponíveis no Vimeo ou no Youtube. O tempo de duração dos filmes inscritos não deverá ultrapassar 20 minutos, incluindo os créditos. A entrega dos prêmios acontecerá em 25 de novembro, no Salão de Eventos do SIMA.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário