sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Crítica de Fala Sério, Mãe!

Filme: Fala Sério, Mãe!
País: Brasil
Classificação: 10 anos
Estreia: 28 de dezembro de 2017 
Duração: 79 minutos 
Direção: Pedro Vasconcelos
Roteiro: Ingrid Guimarães, Paulo Cursino e Dostoiewski Champagnatte
Elenco: Larissa Manoela, Ingrid Guimarães, Marcelo Laham.

"Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes, está tendo a experiência de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Ela vive uma montanha-russa de emoções, com medos, frustrações e um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe."

Nesta semana o filme que será resenhado se chama “Fala Sério, Mãe!”, dirigido por Pedro Vasconcelos e André Carreira, tendo como protagonistas Ingrid Guimarães e Larissa Manoela. A produção ainda vai demorar um pouco para estrear – 28 de dezembro – mas já é possível adiantar que, apesar da temática, elenco e o preconceito ainda existente com o cinema brasileiro, “Fala Sério, Mãe!” é uma grata surpresa de fim de ano. 

Na produção acompanhamos Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes, que está tendo a experiência de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Ela vive uma montanha-russa de emoções, com medos, frustrações e um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Embora teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe. 

Assim, com essa premissa de construir a relação de mãe e filha, trabalhando os dois pontos de vista, que o filme é construído. Vale lembrar aqui que a produção é baseada em um livro de mesmo nome, escrito por Thalita Rebouças, que também faz uma pontinha no longa-metragem. Outros nomes que aparecem são João Guilherme, Paulo Gustavo e Fábio Junior. 

E, sem sombra de dúvidas, é possível afirmar que a produção tem seu potencial. Apesar de cenas clichês, o roteiro é conciso e alcança o seu objetivo de construir a relação de forma verdadeira. As atuações de Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, que protagonizam a obra, surpreende pela intensidade e conexão. Os diretores conseguiram construir de forma verossímil essa amizade. 

O nome de Ingrid Guimarães já é consagrado no cinema e na televisão brasileira, então não surpreende essa atuação. Já em Larissa Manoela, é possível ver a evolução dela como atriz. Ainda falta mais experiência e timming para a adolescente, mas seu trabalho e potencial crescem mais a cada projeto em que está envolvida. Com certeza foi uma grata surpresa para quem estava no cinema e pode notar como a atriz conseguiu transitar entre o drama e a comédia. 

Obviamente que o filme tem defeitos e falta originalidade em seu projeto. Não estou aqui para defender uma obra que, dificilmente, conseguirá números expressivos e uma sequência. Só que, pensando no público-alvo, nos objetivos propostos e no elenco escolhido, “Fala Sério, Mãe!” consegue sim ser uma grata surpresa para este final de ano.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário