sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Pablito Aguiar lança projeto autoral Alvorada em Quadrinhos

Foto: Guilherme Wunder
Um projeto que ganhou espaço nas páginas do Jornal A Semana durante pouco mais de um ano foi reconhecido pelo poder público. Isso porque as histórias publicadas na seção Memórias em Quadrinhos foram lançadas em formato de livro. O evento, promovido pelo autor do projeto, Pablito Aguiar, e pela Secretaria de Educação (SMED) teve como objetivo reunir os entrevistados durante o desenvolvimento da obra. 

Ao todo são 23 personalidades do município que foram entrevistadas durante o período em que o projeto foi desenvolvido. Aguiar explica que buscou contemplar alvoradenses de várias profissões, desde médicos e jornalistas, até recicladores e moradores de rua. “As pessoas gostavam de se ver representadas nos desenhos. Eu fazia questão de entregar o jornal nas mãos delas e ver a emoção. Foi legal para as pessoas de Alvorada se sentirem valorizadas. Terem as suas historias valorizadas”, destaca o artista. 

O lançamento do livro “Alvorada em Quadrinhos” aconteceu na tarde desta quarta-feira, 06/12, no Ginásio Municipal Tancredo Neves. No evento estavam algumas das personalidades que foram entrevistadas durante o projeto. Todos os participantes receberam de presente um exemplar da obra. Para o padre Libanor, que falou sobre sua história e também da religião católica no município, a produção de uma obra como essas é de suma importância, 

O líder religioso destacou ainda que a cidade tem de valorizar o trabalho dos artistas locais e os projetos que eles desenvolvem e que fazem bem para o município. “Essas histórias tão lindas e tão bonitas nós não podemos perdê-las. Por isso que eu admiro quem busca, escreve e lança pelo mundo as histórias tão bonitas que temos em Alvorada. Parabenizo quem teve essa iniciativa e desenvolveu esse projeto”, destaca o padre. 

Para o professor Paulo Kobielski, assinante do Jornal A Semana e um dos entrevistados durante o projeto, o veículo impresso onde ele foi desenvolvido também merece ser destacado. “Os quadrinhos e o jornal sempre andaram juntos. Tanto que as HQs começaram a circular graças aos jornais e até hoje ainda tem seu espaço dentro dos periódicos. Temos que parabenizar o jornal também”, salienta Kobielski. 

Parceria 

A publicação do trabalho Memórias em Quadrinhos foi lançada em uma parceria com a Secretaria de Educação (SMED). Foram eles os responsáveis pela organização do evento e pela distribuição do livro. O objetivo é distribuir os exemplares nas escolas municipais, para que os alunos conheçam as histórias de quem faz parte do desenvolvimento da cidade. 

Para a titular da pasta, Neuza Machado, a valorização do artista local é necessária para que a comunidade tenha mais orgulho do seu município. “Só em nós termos um escritor de Alvorada e podermos valorizar uma pessoa aqui do município é muito bom para nós. A gente precisa reconhecer as coisas boas da cidade e fazer com que eles voem para o mundo”, destaca a secretária da SMED. 

Reconhecimento 

Na última quinta-feira, 30/11, durante a abertura do 25° Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, o artista venceu o prêmio da categoria quadrinhos. Na oportunidade, a obra reconhecida e que está exposta é a história da recicladora Rita de Cássia, também publicada no Jornal A Semana e presente no livro Alvorada em Quadrinhos. 

Há duas edições do Jornal A Semana, quando Aguiar foi selecionado para expor seu trabalho, o artista concedeu uma entrevista falando sobre suas expectativas e também sobre o espaço que o veículo abriu. “Eu tinha o incentivo, apoio e espaço. Isso era bom pra mim, para o leitor e para o entrevistado. Está sendo ótimo tudo. Agora quero curtir a exposição e o que isso vai gerar. Teremos o livro, a exposição e eu também quero dar continuidade ao projeto”, destaca o ilustrador. 

Após vencer o prêmio, Aguiar falou sobre o sentimento ao ser reconhecido em um evento de caráter internacional. “Eu fiquei bem emocionado, pois não esperava que pudesse acontecer. E no dia da abertura estavam artistas famosos, como o Santiago e o Edgar Vasques, que elogiaram os meus trabalhos. Isso é o incentivo grande para que eu continue a fazer o que estou fazendo”, finaliza o autor.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário