sexta-feira, 6 de abril de 2018

Atleta alvoradense volta a ganhar espaço no cenário estadual de maratonas

O município de Alvorada conta com diversos atletas ganhando espaço no cenário da cidade e também do estado, contudo, na maioria das vezes, somente os esportistas ligados ao futebol e ao futsal acabam ganhando notoriedade. Isso acontece devido à popularidade que ambos os esportes têm no país inteiro – o que não é diferente em Alvorada. 

Foto: Guilherme Wunder
Entretanto, outros esportes vêm ganhando espaço. Um destes esportes é o atletismo, que tem representantes do município disputando competições da região. Esse é o caso de Erli dos Santos, 54 anos, que é servidor da Prefeitura desde 1996 e, junto de sua vida profissional, também disputa maratonas por todo o país. 

A entrada no mundo das maratonas ocorreu em 1986, quando ainda trabalhava na iniciativa privada e teve a oportunidade de correr no Circuito de Caminhada e Corrida Castelo Forte. “Os meus colegas de trabalho faziam corrida e começaram a me convidar para correr com eles. Nesta primeira vez eu já fiquei em quinto, sendo que nem tinha preparação. No ano seguinte eu me preparei e venci. Dali eu comecei a correr até em outros estados, como Paraná e São Paulo”, conta Santos. 

O atleta conta que teve a oportunidade de correr em maratonas importantes de outros estados, além de frequentemente estar no pódio em competições do Rio Grande do Sul. “Eu sempre me destaquei e ficava no pódio com frequência. Tanto que já tive patrocínio de empresas como Hércules e SOUL”, salienta o alvoradense. 

Parada 

Contudo, com o passar dos anos, os patrocinadores começaram a findar e uma lesão no joelho fez com que o atleta tivesse de tomar a decisão de parar de competir. “Parei por três anos. Tive que fazer cirurgia, tomava remédios e, mesmo assim, tinha dor. Tive que me tratar em casa durante um tempo até poder voltar a correr”, salienta o servidor da Secretaria de Cultura, Juventude e Esporte (SMCJE). 

Retorno 

Foi um longo período sem poder participar de competições para se recuperar de uma lesão. Além disso, a falta de incentivo também desanimou o atleta, que retornou as pistas em 2017. “Fiquei três anos parado, por falta de apoio e também devido a uma lesão no joelho. Só no ano passado que eu retornei para as competições. Só que, por enquanto, estou em competições de percursos mais curtos, que vão de três a cinco quilômetros”, justifica o maratonista. 

Desde o retorno, Erli dos Santos já competiu na primeira etapa da Corrida contra o Trabalho Infantil – a segunda etapa ocorre em 14 de abril – onde ficou em oitavo lugar. “Essa competição pode ser considerada um marco na minha carreira. Isso no cenário de Porto Alegre, porque antes eu só estava aqui em Alvorada”, fala o alvoradense. 

A volta as pistas foram vista com desconfiança no início, mas hoje o atleta já está sendo reconhecido novamente. E isso acontece, muitas vezes, de forma surpresa. “Eu faço 55 anos agora em agosto e muitas pessoas se surpreendem quando me veem correndo e perguntam minha idade. Ainda mais quando descobrem da lesão e cirurgia que tive”, enfatiza Santos. 

Patrocínio 

Santos conta ainda que tem o sonho de poder disputar alguma maratona no Rio de Janeiro, onde ainda não pode participar. Contudo, faltam condições financeiras para poder realizar esse desejo. “O que falta é o patrocínio de empresas da cidade, que não existe. Recentemente o vice-prefeito [Valter Slayfer] me ajudou na inscrição para uma maratona, mas os empresários não apoiam”, finaliza o atleta.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário