sexta-feira, 6 de abril de 2018

Crítica de Um Lugar Silencioso

Filme: Um Lugar Silencioso
País: Estados Unidos
Classificação: 14 anos
Estreia: 05 de abril de 2018 
Duração: 90 minutos 
Direção: John Krasinski
Roteiro: Scott Beck, Bryan Woods e John Krasinski
Elenco: Emily Blunt, John Krasinski, Millicent Simmonds

"Em uma fazenda dos Estados Unidos, uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som."

Com certeza este será um dos melhores filmes de terror de 2018. Quiçá pode ser considerado o melhor no futuro, mas ainda estamos no início do ano e fica arriscado já dizer isso agora. Contudo, o que posso garantir é que, quem for ao cinema para assistir “Um Lugar Silencioso”, vai poder ter a experiência cinematográfica de uma grande produção.

Para quem não sabe ainda, o filme se passa em uma fazenda dos Estados Unidos, onde uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica e assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

Isso mesmo, um filme que se baseia no silêncio e não nos sustos de gritos desnecessários. Uma produção que, para quem for ao cinema e der sorte de não pegar uma sessão cheia, poderá ter uma experiência única de imersão e agonia. Isso mesmo. O silêncio é agonizante e as relações construídas fazem com que esse sentimento, junto ao apego criado com os personagens, seja um ponto extremamente positivo para a verossimilhança do filme.

Já disse aqui em várias oportunidades que existem pontos importantes para um filme, como verossimilhança e a construção de personagens que gerem empatia e construam uma relação com o público. Isso faz com que aconteça a preocupação e a experiência seja bem melhor aproveitada. E isso é possível e muito bem executado em “Um Lugar Silencioso”.

Muito disso tem como origem nas belíssimas atuações de John Krasinski (que também dirige o longa-metragem), Emily Blunt, acompanhados do elenco infanto-juvenil. Todos conseguem entregar atuações convincentes e que, cada um da sua maneira, causa comoção e preocupação para quem está imerso no filme.

“Um Lugar Silencioso” é uma grata surpresa neste mês de abril. Na realidade, esse início de ano está bem promissor para o cinema. Que o público que gosta de filmes de terror que conseguem dar algo mais profundo do que apenas sustos vá ao cinema e tenha a experiência cinematográfica de assistir a este grande longa-metragem de 2018.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário