sexta-feira, 15 de junho de 2018

Crítica de Talvez Uma História de Amor

Filme: Talvez Uma História de Amor
País: Brasil
Classificação: 10 anos
Estreia: 14 de junho de 2018 
Duração: 105 minutos 
Direção: Rodrigo Bernardo
Roteiro: Rodrigo Bernardo, Ben Frahm, Brandon Neslund e Leo Dan
Elenco: Mateus Solano, Thaila Ayala, Bianca Comparato

"Quando chega em casa, depois de mais um dia corriqueiro no trabalho, Virgílio (Mateus Solano) liga a secretária eletrônica e ouve um recado perturbador. É uma mensagem de Clara (Thaila Ayala), comunicando o término do relacionamento dos dois. Virgílio, contudo, não faz a menor ideia de quem é Clara.  Perturbado devido ao seu jeito metódico e controlador, ele não se lembra de ter se relacionado com ninguém, mas todos ao seu redor pareciam saber do relacionamento dos dois, perguntando como ele está se sentindo com o término. Agora, ele precisa encontrar essa mulher misteriosa."

Passamos pela semana do Dia dos Namorados e, como de praxe, filmes românticos estreiam durante esses dias, para ser a oportunidade dos casais irem ao cinema juntos. Desta vez o público poderá conferir o longa-metragem brasileiro “Talvez Uma História de Amor”, protagonizado por Thaila Ayala e Matheus Solano, tendo sido dirigido por Rodrigo Bernardo. E já é possível dizer: que grata surpresa.

O filme começa quando Virgílio chega a casa, depois de mais um dia corriqueiro no trabalho, liga a secretária eletrônica e ouve um recado perturbador. É uma mensagem de Clara, comunicando o término do relacionamento. Virgílio, contudo, não faz a menor ideia de quem é Clara. Perturbado, ele não se lembra de ter se relacionado com ninguém, mas todos ao seu redor pareciam saber do relacionamento.

Depois disso tudo se desenrola na busca do personagem de Matheus Solano pelo grande amor que ele nem lembra que existe. E o bom é que, por mais que a premissa possa parecer cansativa, a produção não deixa que isso aconteça de forma alguma. Tudo é uma grande história de amor bem humorada, e que não necessita de recursos pastelões ou apelativos que estamos acostumados a acompanhar-nos longas nacionais.

Toda a trama é bem construída, fazendo com que a famigerada verossimilhança que tanto cobro e gosto se faça presente, por mais que a história tenha um pouco de surrealismo. Além disso, “Talvez Uma História de Amor” também funciona como inspiração e reflexão, fazendo com que o telespectador repense suas pretensões e saia do comodismo tão frequentemente vivido por todos.

“Talvez Uma História de Amor” é mais um exemplo positivo de que o cinema nacional apresenta boas produções de comédia que foge do conceito de pastelão e humor com bordão. Isso além dos dramas. Mais uma grata surpresa do cinema brasileiro que coloca os produtores, diretores e atores em um patamar acima, comprovando que é sim possível pensar fora da caixinha no Brasil e entregar entretenimento de qualidade.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário