sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Mais uma festa para os nerds na 3ª edição do Gibifest

Foto: Alessandro Davila
Na tarde do último domingo, 02/09, o salão de festas do SIMA recebeu a 3ª edição do Gibifest, evento colaborativo de cultura pop organizado pelo grupo Quadrante Sul Comics. Cerca de 400 pessoas compareceram no evento e mais de 500 kg de alimentos foram arrecadados para o banco de alimentos do município. 

O Troféu Gibifest premiou diversas personalidades do mundo dos quadrinhos independentes, entre eles, o falecido Oscar Kern, grande idealizador do histórico fanzine Historieta. Sua esposa e seu filho receberam a honraria. O palco também proporcionou diversos quiz sobre a cultura pop, que premiaram o público com vários brindes. Um concurso de cosplay também foi realizado no palco. Cerca de 15 fantasiados participaram da competição. 

Paulo Kobielski, um dos organizadores do evento, conta que sua expectativa para este ano foi alcançada. “O público que compareceu, em suas maiorias jovens, ficou maravilhado com as iumeras atrações do evento. Foi bonito de ver a interação desses jovens com as atividades de palco, como o quis de cultura nerd e a apresentação de k-pop”, confessa o alvoradense. 

Além de confirmar uma nova edição para 2019, o alvoradense afirma que o evento deve ganhar novidades. “O evento está crescendo. O público, expositores e artistas também aumentaram e o espaço do SIMA está se tornando pequeno. Isso indica que talvez tenhamos de migrar para outro espaço. Não sabemos onde. O Ginásio Municipal nos foi oferecido, mas vamos pensar com nosso coletivo”, salienta Kobielski. 

Enquanto isso, os estandes comercializaram os mais diversos produtos, sempre tendo como temática a cultura nerd. Artistas locais puderam expôr e vender os seus trabalhos, todos eles, independentes. Henry e Fafá Jaepelt, Fábio Mesmo, Guilherme Miorando e Cézar Alcázar estiveram entre os artistas que prestigiaram o evento. 

O escritor porto-alegrense Alcázar foi um dos homenageados do evento. Em entrevista, o escritor contou como foi receber essa honraria. “O Troféu Gibifest foi minha primeira premiação como autor, algo que vou levar para sempre comigo. E o fato desse reconhecimento ter vindo de um projeto tão louvável como o Gibifest, só faz com que eu me sinta mais honrado”, conclui o artista.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário