sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Garage 80’s recebe 5º Dia do Quadrinho Nacional de Alvorada

O pub Garage 80’s recebe na quarta-feira, 30/01, o 5º Dia do Quadrinho Nacional de Alvorada. O evento traz vários artistas da região, que expõem seus trabalhos como forma de celebrar a data. A organização é do Coletivo Quadrante Sul, que atua há mais de 30 anos com quadrinhos independentes e lançará duas publicações inéditas na data. A casa abre suas portas a partir das 21h, com entrada gratuita. 

Foto: Divulgação
O grande homenageado do evento será Daniel HDR. O desenhista gaúcho completa, em 2019, 30 anos de carreira. Daniel já trabalhou com diversas editoras, como Marvel, DC, Dynamite e muitas outras. Também gerencia a escola de artes Dínamo. A partir das 21h30, será feito um bate-papo com o quadrinista. 

O evento também contará com o lançamento de dois lançamentos inéditos do Coletivo Quadrante Sul. O primeiro é a 43ª edição do Fanzine Tchê, organizado por Denilson Reis. O Tchê é o fanzine mais longevo ainda em publicação no Brasil. A publicação foi tema do documentário “Fanzine Tchê: 30 anos de resistência”, dirigido por Paulo Kobielski. Paulo ainda lança o fanzine “Mundo Gibi 3” ao longo da noite. 

O evento, realizado na cidade desde 2015, contará com diversas mesas de debates sobre o tema, venda de quadrinhos independentes, exposição de artes originais e homenagens a figuras históricas do quadrinho local. O grupo responsável pela organização, o Quadrante Sul, é também organizador do Gibifest, evento local de cultura pop que já levou mais de mil pessoas à sede do SIMA em dois anos de realização. Este coletivo conquistou em 2017, com o Tchê, o Prêmio Angelo Agostini de melhor fanzine de quadrinhos do Brasil. 

Para Paulo Kobielski, um dos organizadores da ação, eventos como esse são importantes para o fortalecimento da cena cultural do município. “Nos últimos anos temos observado o fortalecimento do quadrinho nacional. Muito disso se deve a quantidade e qualidade dos trabalhos e dos artistas. Mas para que isso apareça, os eventos de quadrinhos são essenciais na fomentação e trocas de experiências”, salienta o alvoradense. 

Dia do Quadrinho Nacional 

A data comemorativa foi instituída no Brasil em 1984. Neste dia, em 1869, o artista Angelo Agostini publicou, na revista Vida Fluminense, aquela que é considerada a primeira história em quadrinhos de nosso país: “As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à corte”. Em vários locais do país, a data é comemorada com celebrações dos quadrinhos nacionais. 

Serviço 

O 5º Dia do Quadrinho Nacional acontece na quarta-feira, 30 de janeiro, a partir das 21h. O evento será realizado no Garage 80’s, que fica localizado na esquina da Avenida Maringá com a Rua Casemiro de Abreu. A entrada é gratuita. A atividade voltada para quadrinhos independentes contará com presença de artistas locais, mesas de debates sobre o cenário nacional e homenagens a figuras históricas.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário