sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Crítica de Pantera Negra

Filme: Pantera Negra
País: EUA
Classificação: 14 anos
Estreia: 15 de fevereiro de 2019 
Duração: 135 minutos
Direção: Ryan Coogler
Roteiro: Joe Robert Cole e Ryan Coogler
Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o

"Após a morte do rei T'Chaka, o príncipe T'Challa retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue, que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás."

Finalmente saíram os indicados do Oscar 2019. Ao todo, mais de 35 filmes foram indicados em todas as categorias – destes, eu pude assistir míseros oito, mas estamos trabalhando para solucionar esse problema. Contudo, uma indicação chamou a atenção de todos e pude notar que o longa-metragem em questão passou batido por aqui. Estou falando de “Pantera Negra”, o primeiro filme de super-herói indicado na categoria de melhor filme. 

Para quem não sabe, o filme se passa após a morte do rei T'Chaka, quando o príncipe T'Challa retorna para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue, que roubou vibranium de Wakanda. 

Mas porque falar de um filme que estreou nos cinemas no início de 2018 somente agora? Porque a indicação de “Pantera Negra” para a principal categoria do Oscar é algo que marcará uma geração. Além de ser o primeiro longa-metragem de super-heróis a receber essa indicação, a produção também marca a representatividade de negros na premiação. Com isso, temos um fenômeno da cultura pop sendo lembrado na maior premiação cinematográfica do mundo. 

Além de todos esses aspectos sociais, “Pantera Negra” também entrega um filme muito bem feito. As atuações são concisas e a direção de Ryan Coogler (uma pena ele não ter sido indicado ao prêmio). Isso sem falar de todas as partes técnicas (a produção também foi indicada nas categorias de melhor trilha sonora original, melhor figurino, melhor mixagem de som, melhor direção de arte e melhor edição de som), que mostram a importância da obra para o cinema como um todo. 

“Pantera Negra” é um ótimo filme – estava na minha lista de melhores de 2018 – e já pode ser visto em plataformas de streaming e TV fechada. Com certeza vale a pena para quem gosta de um bom longa-metragem, independente do gênero. Quem quiser fazer a maratona para o Oscar 2019 também pode começar por este que foi uma grata surpresa do ano passado e, mesmo sem ter vencido nada ainda, já pode ser considerado um marco do cinema.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário