sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

FECEA participa do festival A Vingança dos Filmes B, em Porto Alegre

Teve início no dia 31 de janeiro e segue até dez de fevereiro a oitava edição do festival A Vingança dos Filmes B, em Porto Alegre. As produções de terror selecionadas estão sendo distribuídas no cinema Capitólio e, entre os organizadores do evento, estava o Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA). Isso porque nove curtas-metragens que participaram do concurso estão sendo passados no festival da capital. 

Segundo os próprios organizadores do evento, essa é a primeira parceria que foi feita com alguém de fora. Nesta parceria ficou definido que a programação de curtas seria do FECEA, que reúne filmes de teor fantástico produzidos por estudantes de cinema ao redor do mundo. 

Foto: Divulgação
Foram selecionados os filmes: ‘Fingermen’, ‘Guts and Glory’, ‘Surprise’, ‘She’s Wating’, ‘Chateau Sauvignon: terroir’, ‘The Screen Behind the Mirror’, ‘La Chambre Noire’, ‘Screen Cowboy’, ‘Chica Camina Sola En El Estacionamento’. Essas produções são todas internacionais, tendo sido desenvolvidas no México, Ucrânia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, África do Sul e França. Alvorada não contou com nenhum trabalho selecionado por não existir produções do gênero que se enquadrassem no festival. 

Em entrevista com André Bozzetti, que é um dos organizadores do FECEA, foi explicado que o idealizador do festival A Vingança dos Filmes B já havia assistido aos curtas-metragens por ter sido jurado em 2017. Por ter conhecimento da qualidade dos trabalhos, ele acabou solicitando esses projetos e a organização do FECEA sugeriu mais alguns que foram analisados e escolhidos para exibição na Cinemateca Capitólio. 

Segundo Bozzetti, a experiência das pessoas que fizeram esses trabalhos está sendo muito positiva. “Conversei com os diretores de todos os curtas-metragens selecionados e contei sobre o festival e sobre a história da Cinemateca Capitólio, onde ocorreria a mostra. Eles ficaram muito felizes em saber que seus filmes seriam exibidos em um cinema tão importante e que, mesmo após o FECEA, ainda estavam sendo apresentados ao público”, afirma o professor. 

FECEA 

Bozzetti conta que esse festival mostra como o FECEA vem ganhando cada vez mais visibilidade e se tornando referência no país e no mundo na área do cinema estudantil. “No momento em que ele se torna uma porta de entrada para outras mostras e festivais, isso passa a ser um novo atrativo. Mais do que qualquer prêmio, quem faz filmes quer que eles sejam assistidos”, confessa o organizador do evento. 

E os preparativos para a edição de 2019 já iniciaram e mudanças devem ocorrer. A primeira delas é ampliar é ampliar o alcance dele dentro do município durante o ano todo, e não só nas vésperas da cerimônia de premiação. Isso será feito através de mostras semanais ou quinzenais dos curtas das edições passadas durante o primeiro semestre, e dos novos trabalhos selecionados já a partir do início do segundo semestre.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário