sexta-feira, 26 de abril de 2019

Crítica de The Post – A Guerra Secreta

Filme
: The Post – A Guerra Secreta
País: EUA
Classificação: 12 anos
Estreia: 25 de janeiro de 2018 
Duração: 117 minutos
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Liz Hannah e Josh Singer
Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson

"Kat Graham é a dona do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar fôlego financeiro. Ben Bradlee é o editor-chefe do jornal, ávido por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico. Quando o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa."

Em semanas intensas e curtas como a da semana passada, fica complicado assistir a algum lançamento da semana. Isso devido à rotina exaustiva que uma redação jornalística. Pensando nisso, o filme de hoje é um exemplo para quem quer saber como funcionam os jornais deste país. Quem quiser conferir, “The Post – A Guerra Secreta” está disponível no Telecine. 

O filme retrata a história real da divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos referente à Guerra do Vietnã. Na história, Katharine Graham – primeira editora do The Washington Post -, se alia a Ben Dradlee com o intuito de expor os segredos do governo mantidos a sete chaves por quatro presidentes e por mais de três décadas. Juntos, eles superarão as diferenças e arriscarão suas carreiras em prol da verdade. 

Protagonizando os principais papéis deste longa-metragem, temos Tom Hanks e Meryl Streep, dois monstros do cinema mundial. É meio que chover no molhado elogiar as atuações desta dupla. Ambos entregam trabalhos convincentes e dignos em um filme produzido de forma meteórica pelo competente diretor Steven Spielberg. Só com esses três já da para ver que o projeto é grande. 

Contudo, mesmo esses monstros do cinema acabam tropeçando. Meryl entrega uma atuação contida e Hanks soa caricato em alguns momentos. Além disso, Spielberg faz uma boa direção, mas peca na edição do filme. Existem excessos que não precisavam estar no filme (o informante parando próximo aos guardas ou o momento em que a assistente do procurador é maltratada). 

Só que isso acaba ficando em segundo plano devido à história que ali era contada – talvez ainda mais para quem seja jornalista. Ali existem fatos que muitos já vivenciaram (os riscos de se tornar amigo de fontes ou o medo de retaliações do governo em caso de publicações de matérias). A realidade de quem exerce essa profissão tão importante nos dias de hoje é muito bem retratada nesta obra. 

“The Post – A Guerra Secreta” está longe de ser um filme excepcional, mas tem grandes chances de conquistar o público. Seja pela história, elenco ou direção, o longa-metragem esteve entre os indicados ao Oscar no ano passado e é uma boa pedida para quem tem curiosidade em compreender um pouco mais a importância desta profissão na história até os dias de hoje.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário