quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Conheça o escritor Douglas MCT

Douglas MCT, 31 anos, é roteirista, escritor, redator e designer gráfico há mais de dezesseis anos. Conhecido pelo seu trabalho na Turma da Mônica e pela série de TV Galera Animal, o escritor está em outro momento na carreira, já escreveu nove livros em sua trajetória, sendo três deles solo e outros seis como convidado em antologias de contos. O roteirista, nascido no interior de São Paulo, conta como começou à sua carreira: "Comecei provavelmente aos 15 anos de idade, ou seja, comecei há mais de dezesseis anos, com contos para jornais da minha cidade natal, ganhando concursos literários locais, e também com roteiros para quadrinhos da Turma da Mônica. Depois, em 2008, tive minha primeira publicação em livro, e daí em diante já tive mais de 10 obras publicadas, entre literatura e quadrinhos."

Foto: Divulgação
O paulista, que já recebeu diversos prêmios, como o Mapa Cultural Paulista nos anos de 2001 e 2003, já escreveu em diversos sites, como no site Melhores do Mundo, diz sentir falta de produzir esse tipo de trabalho, mas que hoje ele não tem mais tempo pra fazer esse tipo de material:  "Sim, sinto. Foi uma boa época, mas naquelas ocasiões eu dispunha de mais tempo e nos últimos anos, tempo é algo que me falta, e mesmo assim eu uso e abuso dele. De qualquer maneira, vez ou outra ainda escrevo alguns posts para sites que me convidam e quem me acompanha pelo Facebook e Twitter, vê que faço posts diários sobre algum assunto de interesse geral, sobre literatura, quadrinhos ou processo criativo." Apesar da falta de tempo, o escritor gosta de novos desafios, e prova disso é que, recentemente, Douglas assumiu a editoria da revista Neo Tokyo.

O escritor, que lançou o seu primeiro livro chamado Necrópolis, pela Editora Draco, em 2010. Este primeiro livro foi relançado em 2012 pela Editora Gutenberg. "Em 2012 a série, de 6, foi comprada pela Editora Gutenberg, que relançou o primeiro livro com novo projeto gráfico, uma mapa 3D em página tripla e cheio de extras, além de acréscimos no próprio enredo, e também lançou o segundo livro da série, e outro livro meu, que faz parte de outra franquia, O Coletor de Almas", conta Douglas. Sobre a motivação de produzir cada vez mais, o redator diz que a experiência de escrever é maravilhosa: "Amo contar histórias, não importa se para romances, antologias, desenhos animados ou games."

Foto: Divulgação
O escritor fala também que tem nos seus projetos para os próximos anos escrever o terceiro livro da saga Necrópolis, além de estar produzindo também dois mangás: "No momento venho escrevendo Necrópolis 3, que tem previsão de lançamento para esse ano, além de alguns contos e outros romances que venho esboçando. Na área de quadrinhos, estou roteirizando Dez Desejos, que é um mangá que poderá ser lido como webcomic gratuitamente a partir de fevereiro neste endereço (Clique aqui) e faz parte do universo de Necrópolis, mas que pode ser lido até por quem não conhece a série, afinal é uma história que se passa 25 anos antes da jornada de Verne, com a linda arte do Rafael Françoi. Além deste, tem Hansel&Gretel, um mangá grandioso, com mais de 80 páginas prontas (de 260), que será lançado pela NewPOP assim que terminarmos, e vem sendo produzido desde 2009. Tem outras duas HQs que estou roteirizando, mas elas são segredo ainda e serão reveladas na hora certa."

Guilherme Wunder

2 comentários:

  1. Adorei o texto, Guilherme. Tinha visto o perfil do escritor no Twitter e depois de ler sua matéria fiquei mais interessado ainda em ler os livros dele.
    Abraços

    ResponderExcluir