quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Conheça o criador da graphic novel ‘Copacabana’

Lobo é roteirista e editor de quadrinhos aqui do Rio Grande do Sul. Nascido em Porto Alegre, o gaúcho de 35 anos se destacou no mercado editorial de HQs como editor da Desiderata, onde trabalhou com grandes quadrinistas, como Rafael Grampá, André Dahmer e Fabio Lyra. Além disso também fundou a editora Barba Negra, selo de quadrinhos da Leya.

Foto: Rafael Roncato
Ao lado de Thivá Fróes de Souza, Lobo criou o ‘Mundo HQ Rua da Praia’, evento realizado em fevereiro e destinado aos fãs de quadrinhos. A programação contou com cinco palestras e teve entrada franca. Durante as atividades Lobo também ministrou a palestra sobre auto publicação. Para o roteirista, a organização do evento se diferencia dos demais pela dinâmica e local escolhidos:

- A experiência está sendo muito interessante, porque esse é um espaço diferente do qual estamos acostumados a encontrar eventos de quadrinhos. Acho que isso já mostra que estamos em novos tempos onde o quadrinho encontrou novos públicos que os acompanham. Hoje muita gente se interessa por HQs e o mais legal é que o público que fica olhando as exposições, que é do mais variado.

Capa da graphic novel 'Copacabana'. Arte: Divulgação
Em 2009 Lobo lançou, através da editora Desiderata, seu trabalho de maior destaque no mundo das histórias em quadrinhos, a graphic novel ‘Copacabana’. Na trama acompanhamos a história de Diana, uma prostituta negra que tem que se virar entre policiais corruptos, gringos e agiotas. Para o roteirista não houve tanta dificuldade em se contar uma história que trata de diversos tabus, pois aquela é a realidade da região:

- Na realidade 'Copacabana' não é um tema, mas sim o que realmente acontece ali na praia. Tudo que está ali foi pesquisado e são histórias que contam por lá. Eu mesmo morei em Copacabana e vivi essa realidade da noite carioca daquele bairro. Posso dizer que eu era um personagem como todos aqueles que fazem parte da história.

Foto: Divulgação
Atualmente o roteirista está trabalhando com produção de conteúdo para o seu programa do youtube, chamado ‘Quadrinhos para Barbados’. No canal, Lobo e Victor Marcello recebem “em sua barbearia” quadrinistas do mercado editorial independente para um bate-papo descontraído. Desde a sua fundação já são mais de 3 mil curtidas no facebook e 1.500 inscritos no canal do youtube. E já existem planos para que esses números cresçam:

- Por enquanto estamos interessados em aumentar o programa, adicionando quadros novos. Também estamos estudando a possibilidade de irmos para a televisão mas, mesmo que isso aconteça, o projeto sempre continuará existindo na internet.

Para o futuro Lobo conta que acabou de escrever o spin-off de ‘Copacabana’, que contará com 48 páginas, mas que não será uma continuação da trama, mas sim uma história que não entrou no álbum original. Além disso o roteirista diz também que a série irá se transformar em animação, graças a um edital do fundo setorial vencido por ele. 

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário