sexta-feira, 17 de novembro de 2017

“E, a cada conquista, eu sempre brinco: de Alvorada para o mundo!”

Foto: Divulgação
Carina Fragozo tem 30 anos, mora em São Paulo e é doutora em linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, a jovem é dona de um dos maiores canais educacionais do YouTube brasileiro, o English in Brazil, que conta com mais de 500 mil inscritos e quase 17 milhões de visualizações. Isso muita gente conhece e sabe do trabalho de Carina. O que muitos não sabem é que ela é alvoradense.

Carina nasceu e estudou em Alvorada. Até a quinta série na Escola Estadual Presidente João Belchior Marques Goulart, no Jardim Porto Alegre e depois na Escola Castro Alves, onde se formou no Ensino Médio. Segundo ela, foi na segunda instituição de ensino onde se interessou pela carreira de professora e do curso de Letras. “Tenho um carinho muito grande por esta escola e pelos meus professores”, conta a professora.

Aqui em Alvorada Carina permaneceu por 25 anos. Somente em 2012 que ela se mudou para São Paulo em busca de formação. Lá acabou passando em primeiro lugar na seleção de doutora da USP, onde se formou recentemente. Porém, mesmo com a distância, a professora, youtuber e doutora em Letras não deixa de visitar a cidade. “Moro em São Paulo até hoje, mas ainda tenho muitos amigos em Alvorada, além da minha família que continua na cidade também. Por isso, mais ou menos a cada dois meses, eu volto para matar a saudade do pessoal e comer o churrasquinho de domingo com a família”, conta a alvoradense.

English in Brazil

A youtuber explica que já lecionava inglês antes e que o início do canal veio com o blog de mesmo nome, em 2011. Na época, o objetivo era compartilhar planos de aula e reflexões sobre o ensino e o aprendizado de inglês. Foi no blog que ela percebeu que muitos ex-alunos buscavam alternativas e dicas para aprender a falar inglês. Depois de um tempo que veio a vontade de gravar os vídeos, pois assim ela pensou que poderá alcançar mais pessoas.

A surpresa veio depois de uma semana do vídeo no ar. Isso porque, neste período, houve mais de mil visualizações. “Achei incrível, pois tinha certeza de que não eram mil amigos ou mil ex-alunos que tinham assistido, e sim pessoas que me conheceram na internet por aquele vídeo. A partir de então, comecei a produzir mais e mais vídeos”, relata a alvoradense.

Depois disso que ela começou a investir no canal e a aperfeiçoar a edição, o áudio e a iluminação. Tudo isso com o objetivo de ajudar as pessoas. “Não pensei nisso quando criei o canal, mas hoje eu percebo o quanto posso ajudar pessoas que não têm condições de pagar por um curso ou professor particular e que, através dos meus vídeos, se sentem motivados a aprender e atingir seus objetivos”, justifica Carina.

Atualmente o canal English in Brazil é considerado um dos maiores canais educacionais do YouTube no Brasil. Além disso, Carina é em embaixadora do YouTube-Edu, plataforma oficial de vídeos educacionais no YouTube-Brasil; e, neste ano, foi a única brasileira selecionada pelo Google/YouTube para visitar a sede do YouTube, em San Bruno.

Carina finaliza falando da importância que vê em seu projeto no YouTube. Segundo ela, muitas pessoas desejam aprender a falar inglês, mas não tem condições de fazer um curso ou pagar professores particulares. “Os canais educacionais promovem a democratização do ensino de qualidade, e isso é incrível pra mim. Para ter acesso à educação, basta ter acesso à internet e um desejo de aprender”, conclui a doutora.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário