sexta-feira, 15 de junho de 2018

Alunos da Escola Alice de Carvalho se encontram com personagens do livro Alvorada em Quadrinhos

Foto: Divulgação
No final do ano passado, o projeto Alvorada em Quadrinhos, que começou aqui no jornal A Semana durante pouco mais de um ano, foi reconhecido pela Prefeitura e tornou-se um livro entregue a todas as escolas municipais de Alvorada. 

Já nesta segunda-feira, 11/06, após ter trabalhado em sala de aula algumas histórias contadas no livro, alunos do 4º ano, manhã e tarde, da Escola Alice de Carvalho tiveram a oportunidade de conhecer o autor Pablito Aguiar e alguns dos personagens. 

Segundo a professora Mara Rúbia, 29 anos, responsável por trazer o projeto para a escola, a atividade teve como objetivo aproximar os alunos dos personagens. O encontro aconteceu na Sala de Linguagem da instituição. Ali a rotina é que os pequenos possam realizar atividades e leituras de textos jornalísticos, letras de musicas, poesias, livros e obras literárias do município. “Nesta sala está à disposição a obra do Pablito que eles realizaram a leitura durante 10 ou 15 dias e depois planejamos as perguntas e o contato com os personagens”, explica a servidora. 

Professora a 29 anos do município, ela fala da importância deste livro para Alvorada. “É conhecer tanto nós adultos como as crianças de forma criativa, prazerosa um pouco da história da cidade”, explica Mara. 

Já no encontro, Pablito Aguiar, o autor do livro, falou brevemente sobre sua experiência e posteriormente os alunos fizeram perguntas aos sete personagens da obra: Adeljalmo (feio), Paulo, Breno, Josué, Elita, Mariú e Adão. Com perguntas previamente elaboradas os alunos tiveram realmente a oportunidade de conhecer mais sobre os moradores citados no livro. 

Para Mariú, jornalista há 24 anos, o livro e o encontro possibilitou uma forma diferente de levar autoestima aos pequenos alvoradenses. “Foi muito bonito ver a alegria do Pablito e a curiosidade dos alunos, um deles agradeceu pela oportunidade de conhecer melhor a história da cidade”, explica a jornalista. “já avisei o Pablito que quero participar de outros encontros que possam surgir”, brinca. 

Sobre próximos encontros, Pablito Aguiar disse que até o momento há marcado apenas um próximo encontro na Escola Padre Leo, mas que espera o contato de outras escolas que receberam os livros e tiverem interesse. “Basta apenas a escola oferecer o transporte e um ambiente agradável e organizado para receber os personagens”, explica ele. 

Já sobre o encontro, Aguiar disse que foi incrível, pois foi lindo ver a curiosidade das crianças sobre a vida dessas pessoas e sobre a história de Alvorada. “Todos começaram meio tímidos, mas depois encheram nós de perguntas. Perguntamos para os alunos sobre a importância do livro Alvorada em Quadrinhos nas escolas, e um levantou a mão e respondeu: Porque sem o livro, eles nunca conheceriam a história de Alvorada. Foi lindo. Emocionou a todos presentes”, finaliza. 

Projeto 

Ao todo são 23 personalidades do município que foram entrevistadas durante o período em que o projeto foi desenvolvido e buscou contemplar alvoradenses de várias profissões, desde médicos e jornalistas, até recicladores e moradores de rua. 

O lançamento do livro “Alvorada em Quadrinhos” aconteceu em dezembro do ano passado em uma parceria com a Secretaria de Educação. Uma semana antes do lançamento o projeto venceu o prêmio do 25º Salão Internacional de Desenho para a Imprensa em Porto Alegre, na categoria quadrinhos.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário