quarta-feira, 1 de julho de 2015

A democratização das webcomics no Brasil

A vontade de mostrar ao mundo que existem webcomics de qualidade no mundo e que muitas vezes são desconhecidas no país. Esse pode ter sido um dos principais motivos para que o editor de quadrinhos da DC Comics e da Vertigo, Fabiano Denardin, desenvolvesse o site 'Outros Quadrinhos'.

Foto: Divulgação
Criado com o objetivo de intermediar esses projetos produzidos pelo mundo e o público brasileiro, o site publica webcomics gratuitamente e de forma seriada. Mesmo que o foco principal esteja em histórias de fora do país, o portal também publica HQs nacionais.

Gaúcho de 37 anos, Fabiano Denardin conta que todo o projeto surgiu em uma cafeteria com um amigo: "Estava tomando café com o Érico Assis e estávamos comentando como houve um crescimento de webcomics legais aqui e fora, e que era uma pena que alguns de fora não pudessem chegar a mais leitores aqui porque eram em inglês. A partir daí desenvolvemos a ideia do site."

Foto: Iriz Medeiros
Atualmente o site está em hiatus devido a falta de rendimento financeiro, apesar de ter recebido excelentes criticas do mundo dos quadrinhos: "O pessoal gostou do trabalho e da seleção das HQs, mas em termos de acesso foi relativamente pequeno. Também contávamos que talvez fosse possível fazer uma parceria com algum site maior, mas nunca chegou a acontecer."

O editor conta que foi difícil conseguir com que os primeiros quadrinistas procurados aceitassem publicar suas histórias no site, afinal ele nem estava pronto para que os artistas pudessem conhecê-lo: "Depois ficou mais tranquilo, o pessoal viu que nosso trabalho era sério e comprometido. Mas aí tivemos que fazer uma pausa."

Arte: Divulgação
Para o futuro Fabiano pretende voltar com o projeto apostando forte no mercado nacional, tanto é que o primeiro teste já foi realizado com a webcomic 'Dez Desejos', de Douglas MCT: "Foi um processo legal e acho que pode ser um caminho bacana. Claro, se os autores de webcomics se interessarem em ser hospedados pela gente. Vamos ver, é algo que ainda está sendo definido."

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário