quarta-feira, 8 de julho de 2015

Wellington Srbek e a abrangência do quadrinho brasileiro

Foto: Divulgação
Entre os tantos convidados para participar do 9ª Mutação, evento que aconteceu dentro da programação da Feira do Livro de Porto Alegre, estava o roteirista e editor de quadrinhos Wellington Srbek. O mineiro, nascido em Belo Horizonte, é conhecido pelo seu trabalho na Editora Nemo e na HQ 'Estórias Gerais', vencedora do Troféu HQMix de 2001 na categoria 'Melhor Graphic Novel'.

O roteirista é formado em história e tem mestrado e doutorado sobre histórias em quadrinhos, mas conta que iniciou sua carreira ainda criança, em meados dos anos 80: "Eu sempre tive quadrinhos em casa e amava ler e ir nas bancas comprar mais histórias, mas com onze anos eu comecei a desenhar, mas ainda como diversão. Depois disso resolvi me aperfeiçoar sobre o tema, foi quando comecei a fazer cursos."

Foto: Divulgação
Além de autor, o mineiro de 41 anos também é pesquisador de quadrinhos e editor da Nemo. Nesse período de mais de 20 anos trabalhando no ramo, Srbek avalia o atual momento do quadrinho no Brasil como o melhor para os desenhistas: "Hoje é possível que os artistas ganhem dinheiro com a sua arte no Brasil. Atualmente existem diversas editoras publicando e pagando bem pelo trabalho, seja por encomenda ou por uma história completa."

Com uma carreira que ultrapassa os 20 anos, Wellington sempre teve como ideologia de que os quadrinhos brasileiros podem alcançar todos os gêneros, desde um drama até super-heróis. Entre os projetos do artista estão as histórias 'Força Animal: A Aventura Começa', 'Astron: O Super-Robô!' e 'Solar'. Todos esses trabalhos tem uma coisa em comum, que é o local onde elas acontecem: No Brasil.

- Todas essas histórias que eu contei agora se passam no Brasil, desde o Solar até o Astron, todos eles estão aqui, seja em Belo Horizonte, no sertão nordestino ou no Rio de Janeiro; eles estão aqui. É possível fazer quadrinhos brasileiros e que aconteçam no Brasil. 

Arte: Divulgação
Entre os trabalhos de destaque do mineiro estão as adaptações de grandes clássicos da literatura, como 'Memórias Póstumas de Bras Cubas' e 'Dom Casmurro'. Nesse trabalho de recontar uma história em outra mídia, o roteirista revela que sempre se mantém fiel ao texto original, para que o projeto não perca a essência: "Nas minhas adaptações eu sou totalmente fiel ao original, como um resumo da obra. Fora algumas adaptações que são necessárias para os quadrinhos o resto é o mesmo que se encontra no livro."

Um dos projetos que o roteirista esta envolvido é a divulgação da HQ 'Astron: O Super-Robô!', que conta a história de um robô que ganha consciência própria. O trabalho foi publicado pela Editora Nemo, do Grupo Autêntica. Além disso Wellington também esta produzindo a volta do 'Solar' personagem criado em 1994 pelo próprio autor.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário