quarta-feira, 22 de julho de 2015

Entrevista com o cartunista Luciano Braga

Luciano Braga é gaúcho e tem 30 anos. Natural de Porto Alegre ele é um dos fundadores da 'Shoot The Shit', uma organização que cria projetos para melhorar cidades. Entre os trabalhos de maior destaque estão jogar golfe nos buracos de Porto Alegre e colar adesivos nos pontos de ônibus para que as pessoas indicassem as linhas que passam nos locais.

Foto: Rafael Rocha
Além de fazer parte dessa ONG, Luciano também já trabalhou em agências de Porto Alegre como redator publicitário. Mas o que vamos falar hoje é sobre o seu trabalho como cartunista no site 'Braga Comics'. O que muitas pessoas desconhecem é que o trabalho do cartunista começou com as 'Tiras Toscas':

- Foi minha primeira experiência e uma espécie de "estágio" para o surgimento do Braga Comics. Era bem tosco, mas foi a primeira forma que encontrei de colocar no papel minhas ideias. Acho um lixo vendo hoje, mas me divertia fazendo. Algumas pessoas sentem falta, preferiam as Toscas em vez do Braga Comics, o que faz pensar que talvez não era tão lixo assim.

Foto: Divulgação
O gaúcho conta que sempre teve vontade de poder sobreviver com suas tirinhas, mas que não havia encontrado nenhuma forma para isso. Foi quando surgiu site 'apoia-se', que tem como objetivo arrecadar apoio financeiro de forma constante:

- Não queria ter que fazer muitas tirinhas para daí vender anúncio no site. Acho que isso foge do meu ritmo. Daí surgiu o apoia.se e eu decidi fazer na mesma hora. Nada mais honesto e legal que ser financiado por quem realmente consome as tirinhas em vez de um anunciante.

Foto: Divulgação
O trabalho de Luciano já teve seus cartuns publicados no site '9gag', um dos maiores sites de entretenimento do mundo. Para o cartunista esse foi um dos momentos mais gratificantes de sua carreira: "Ver 40 mil pessoas dando like na sua tirinha e assistir pelo analytics gente do mundo inteiro entrar no meu site foi muita alegria. Alguém pode dizer, 'ah, mas o 9gag é um site de besteiras'. Mesmo assim, é um dos maiores sites de besteira do mundo."

Para o futuro o gaúcho pretende continuar seu trabalho como cartunista, mas também quer desenvolver outros projetos, alguns ainda para 2015: "Ter meu próprio desenho animado e fazer meu próprio show stand up. Já até comecei a escrever meu material, acho que até metade do ano sai."

Guilherme Wunder

Um comentário: