sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Escolas de Alvorada participam de 2º Festival de Bandas Marciais

Foto: Divulgação
Tem início nesta quinta-feira, 12/10, em Porto Alegre, a 13ª Festa Nacional da Música. O evento, reconhecido nacionalmente por reunir artistas dos mais diversos gêneros será realizado na capital gaúcha pela segunda vez consecutiva – as atividades eram realizadas em Canela desde 1981 a até duas edições atrás. 

Desde que o evento retornou para Porto Alegre, diversas ações secundárias são realizadas em espaços públicos, promovendo a Festa Nacional da Música. Dentre estas atividades, acontece neste domingo, 15/10, a partir das 10h30, o 2º Festival de Bandas Marciais. A programação acontece na Redenção e terá entrada franca. 

Ao todo, serão oito bandas marciais de diversas regiões do Rio Grande do Sul que vão participar do festival. E duas delas são de Alvorada. Isso porque, dentro da programação, farão parte as escolas Mario Quintana e São Marcos. As duas instituições já são conhecidas dentro do município e também do estado pelas suas bandas marciais e apresentações na região. 

Segundo a organização da Festa Nacional da Música, o festival busca divulgar a música, estimular e manter bandas escolares e comunitárias, incentivando o aprimoramento de métodos e técnicas. A importância do evento como um todo também foi salientado pelo maestro da banda do São Marcos, André de Oliveira. “O festival das bandas é interessante para nós por ser realizado em lugar central e com grande circulação de público. É uma apresentação importante e que dá visibilidade ao trabalho que está sendo realizado. A expectativa é de que a gente toque músicas populares e que contagiem o grande público que estará presente”, conta Oliveira. O São Marcos levará cerca de 60 músicos e todos os instrumentos serão utilizados na apresentação, visto a importância e a visibilidade do evento. 

Já a banda da Escola Mario Quintana levará os seus 36 componentes para o evento, buscando apresentar músicas contemporâneas e que animem o público, como canções do grupo Coldplay. “O festival vai ser no domingo e será muito significativo, não só para nossa banda, mas para todo o movimento de bandas do estado, pois ter um festival de bandas dentro da festa nacional da música, que já é uma festa que acontece há anos. Para Banda Mario Quintana e para as demais bandas isso é Maravilhoso”, salienta Vágner Masera, maestro da banda marcial da instituição.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário