sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Grupo Quadrante Sul realiza quarta edição do Dia do Quadrinho Nacional de Alvorada

Foto: Divulgação
O pub Garage 80’s recebeu nesta quarta-feira, 31/01, o 4º Dia do Quadrinho Nacional de Alvorada. O evento é realizado no país inteiro e visa valorizar o cenário nacional da produção de histórias em quadrinhos. Na atividade alusiva a data que aconteceu na cidade, diversos artistas da região aproveitaram para expor seus trabalhos como uma forma de celebrar a data. 

A organização foi do Coletivo Quadrante Sul, que atua há mais de 30 anos com quadrinhos independentes. A casa abriu suas portas às 20h30, com entrada gratuita. O evento, realizado na cidade desde 2015, contou com diversas mesas de debates sobre o tema, venda de quadrinhos independentes, exposição de artes originais e homenagens a figuras históricas do quadrinho local. 

O espaço serviu como palco para uma série de homenagens simbólicas a figuras importantes do quadrinho local. O maior destaque ficou por conta da homenagem a Bento Silva, proprietário da histórica banca de revistas de Alvorada, na ativa desde 1983. Diversas pessoas aproveitaram a oportunidade para lembrar histórias e causos que ressaltaram a importância da emblemática banca na iniciação de muitos leitores e colecionadores de quadrinhos da cidade. 

Os demais homenageados da noite foram Guilherme Smee, por conta do seu trabalho como blogueiro de quadrinhos no site Splash Pages e roteirista; Silvio Ribeiro, ilustrador profissional e fanzineiro convicto; Pablito Aguiar, artista alvoradense que reconta história da cidade através do projeto Memórias em Quadrinhos; e Christian Astigarraga Odorque, historiador e organizador do Feirão das HQ’s, evento de Porto Alegre voltado para os artistas independentes. Todos foram agraciados com certificados de contribuição para o quadrinho nacional. 

Denilson Reis, organizador do evento, destacou os valores que norteiam a produção independente de quadrinhos: paixão, camaradagem e amizade. “Nós temos origem no fanzine, que traz a ideia de que se ninguém faz, nós fazemos. Por isso, estamos batalhando pelo quadrinho nacional e nos esforçando para realizar esses eventos, que reforçam nossos laços de amizade e agraciam os artistas locais. Esse é o nosso objetivo aqui”, resumiu o alvoradense. 

O grupo responsável pela organização, o Quadrante Sul, é também organizador do Gibifest, evento local de cultura pop que já levou mais de mil pessoas à sede do SIMA em dois anos de realização. Este coletivo conquistou em 2017, com o Tchê, o Prêmio Angelo Agostini de melhor fanzine de quadrinhos do Brasil. 

Dia do Quadrinho Nacional 

A data comemorativa foi instituída no Brasil em 1984. Neste dia, em 1869, o artista Angelo Agostini publicou, na revista Vida Fluminense, aquela que é considerada a primeira história em quadrinhos de nosso país: “As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à corte”. Em vários locais do país, a data é comemorada com celebrações dos quadrinhos nacionais.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário