sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Inscrições para o 3º Festival de Cinema Escolar se encerram neste final de semana

Foto: Divulgação
Vai até este domingo, 30 de setembro, as inscrições para o 4º Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA). Esse prazo vale apenas para curtas-metragens de fora do município. Conteúdo produzido na cidade pode ser enviado até 31 de outubro. O evento, organizado pelos projetos Clube das 5 e Primeira Tela, já conta com mais de 755 projetos inscritos de cerca de 76 países. 

Em entrevista, um dos organizadores do projeto, André Bozzetti, falou sobre sua expectativa para o evento. “Além de aumentar o número de escolas envolvidas, a ideia é que possamos exibir os filmes para um público maior do que nos anos anteriores onde às mostras foram restritas a algumas salas de aula. Ainda estamos planejando como realizar estas mostras, mas pretendemos fazer uma boa divulgação quando isso estiver resolvido”, afirma o alvoradense. 

Além disso, Bozzetti também falou sobre como o projeto cresceu e hoje já é visto como referência até fora do país. Um exemplo disso é o curta-metragem “Se for cair, se atira”, da Escola Frederico Dihl. O projeto está concorrendo no FENACIES, festival internacional que ocorre em Montevideo e que é um dos mais respeitados e concorridos da América Latina. 

Outro fator visto como determinante para a evolução do festival é encontrar ex-participantes desenvolvendo novos projetos na área. “Isso me alegra e me orgulha muito. Agora com a criação do curso de tecnólogo em produção multimídia no IFRS Alvorada, espero ver cada vez mais escolas envolvidas para, quem sabe, o município se torne um verdadeiro polo de cinema nos próximos anos”, conclui o professor. 

Histórico 

Em 2017, o 3º Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA) recebeu 1330 produções para a sua 3º Edição. No total, 94 países enviaram filmes para FECEA. Comparado a 2016 em que recebeu a inscrição de 130 curtas, sendo apenas dois deles estrangeiros, o crescimento do Festival na sua terceira edição foi um dos pontos altos do evento, ao lado do acréscimo das categorias especiais e do Prêmio Sirmar Antunes – Protagonismo Negro, com o objetivo de fomentar a participação de filmes estudantis, que tratem da temática afrodescendente e homenagear o ator gaúcho. 

Serviço 

As inscrições se encerram neste sábado, 30/09. Nesta edição foram abertas as categorias de produções de ficção e documentário, nas categorias Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas e particulares do território nacional e do estrangeiro. Além disso, também haverá a categoria Especial Universitária e Independente, para produtores até 21 anos de idade. 

Serão aceitas no 4º FECEA produções realizadas a partir de 2016, que forem enviadas através do site https://filmfreeway.com/FECEA. O tempo de duração dos filmes inscritos não deverá ultrapassar 20 minutos, incluindo os créditos. Os curtas estrangeiros que quiserem concorrer deverão ser legendados em português. A entrega dos prêmios acontecerá em 24 de novembro, no Salão de Eventos do SIMA.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário