sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Professor da rede pública de ensino representa o município em Congresso na Bahia

O professor da rede pública de ensino de Alvorada, Adailton Moreira, participou na última semana do 3º Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE). Além de representar o município como professor, Moreira também é um dos coordenadores do Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA) e do Projeto Primeira Tela/Clube das 5 na Escola Municipal Leonel Brizola. 

Foto: Divulgação
O 3º CBPVE é uma iniciativa do projeto de pesquisa e extensão de Produção de Vídeo Estudantil e do programa de mestrado em Educação Matemática, ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Além disso, o congresso conta com a parceria da produtora Rubra Cinematográfica, do Curta 5 – Festival Estudantil de Curtas, realizado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA); e pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

A terceira edição do evento foi realizada em Vitória da Conquista, na Bahia, e teve como objetivos fomentar a pesquisa e a elaboração de trabalhos acadêmicos com ênfase na produção de vídeo estudantil na área de Cinema e Educação. A ideia, segundo Moreira, era de motivar a realização de atividades práticas relacionadas à produção de vídeo nas escolas e a divulgação dos trabalhos que atualmente já se realizam nesse âmbito. 

Além da participação em oficinas e mesas de debates sobre a produção de vídeos e seus impactos cognitivos na educação, Moreira participou das definições sobre a construção do 1º Encontro Estadual de Produção de Vídeo Estudantil. A ideia é de que o evento aconteça anualmente, concomitante aos festivais escolares realizados no Rio Grande do Sul. Conforme o professor existe a possibilidade de que Alvorada possa sediar o encontro em 2020. 

Outro ponto significativo do Congresso para o alvoradense foi o início das gravações do documentário que abordará o trabalho realizado no Brasil na área do audiovisual escolar. Alvorada estará representada na produção cinematográfica, com as ações dos projetos Clube das 5, Primeira Tela e FECEA, que em 2018 vai para a sua 4ª edição. 

Para o professor Moreira, as escolas centram sua prática e discurso na escrita, deixando de lado a imagem, o que provoca uma dicotomia entra a forma tradicional de aquisição de informação e conhecimento com a realidade vivida pelos alunos frente às novas tecnologias multimídias. 

2019 

A 4ª Edição do Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) está prevista para ser realizada na cidade do Rio de Janeiro, na segunda quinzena de julho de 2019. Para mais informações acesse: https://videoestudantil.com.br/

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário