sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Cristiano Garcia trabalha na produção e direção de videoclipes enquanto projeta futuro nas novelas

O sonho de viver da arte permeia a mente de muitas pessoas. Seja na música, no teatro, cinema e novela. Todos os caminhos visam o estrelato e fazer da cultura a fonte de renda de todos. Os jovens de Alvorada não são diferentes e exemplos de sucesso se multiplicam sempre. Um caso desses é o ator alvoradense Cristiano Garcia, que esteve presente na novela da Rede Globo ‘Tempo de Amar’. 

Foto: Divulgação
Na novela, Garcia interpretava Gregório de Sant’Anna, motorista da família do doutor Reinaldo (Cassio Gabus Mendes), pai de Lucinda (Andrea Horta), com quem o ator dividiu bastantes cenas. A novela teve direção artística de Jayme Monjardim, escrita por Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago e com colaboração de Tarcísio Lara Puiati e Bíbi da Pieve, ambos gaúchos. 

Contudo, ‘Tempo de Amar’ terminou em março deste ano. Desde então, o artista alvoradense vem ganhando espaço na produção e direção de videoclipes para os mais variados gêneros musicais, indo da MPB, funk e sertanejo. Artistas como Jorge Vercillo, Gustavo Tibi (Banda Jamz), Paola Matos, Lexa, Liah Soares, Gustavo Moura e Rafael tiveram projetos sendo assinados por Garcia. 

Os videoclipes entraram na vida do ator graças ao parceiro Rafael Almeida, dono da RA3. Foi ele quem convidou Garcia para desenvolver esse lado atrás das câmeras. “Eu precisava me virar até entrar na minha primeira novela. Era o jeito de eu me manter no meio artístico, compreender todos os processos e ganhar uma grana para me manter no Rio de Janeiro”, confessa o ator. 

E foi nesta área que o alvoradense encontrou uma nova paixão. Segundo ele, o formato é tão atrativo que está nos projetos de carreira seguir desenvolvendo esses trabalhos. “É uma coisa que eu quero seguir por um tempo. Obviamente que eu quero dirigir novelas e séries, mas adiante. Eu poderia fazer isso agora, mas quero estudar mais e me preparar para isso”, afirma Garcia. 

Crescimento profissional 

Além do amor pelos videoclipes, o ator também conta que o trabalho de produtor é importante também para a sua carreira atuando. Segundo ele, tanto a direção quanto à produção fazem com que seja possível compreender todos os percalços que tem um videoclipe, curta-metragem, novela, série ou filme. Por isso que foi importante ir para trás das câmeras e compreender todo o processo. 

Além dos videoclipes, Garcia também desenvolve vídeos publicitários e, em 2019, deve dirigir seu primeiro curta-metragem da carreira. “Eu, como ator, acredito que saber o que acontece na direção é ótimo. Isso me ajuda a compreender os processos. Como produtor também consigo entender como funciona o outro lado. Todo o ator deveria trabalhar em produção e entender como o processo funciona”, confessa o ator. 

Futuro 

Enquanto morava em Alvorada, Garcia trabalhava na empresa da família (Cristiano é filho do antigo vice-prefeito Geovani Garcia/PDT) e fazia trabalhos como ator em comerciais publicitários e peças de teatro. Foi assim até 2012, quando foi escolhido para fazer a oficina de atores da Record, no Rio de Janeiro e, até o primeiro papel na TV, trabalhar como corretor, produtor de eventos e auxiliar em videoclipes. 

Já o futuro prevê mais projetos dentro da sua área. Segundo o ator, existem conversas iniciais para participar da novela Malhação, de uma série produzida pela Sony e da próxima novela de Jayme Monjardim no horário nobre da Rede Globo. “Mas isso são conversas iniciais ainda. Eles já disseram que querem me lançar mais ainda, por verem força e potencial no meu trabalho”, salienta o alvoradense. 

Além disso, o ator também faz parte de uma série chamada ‘Chuteira Preta’. A produção já está com a primeira temporada gravada e as filmagens do segundo ano devem começar em 2019. Atualmente o produto está sendo negociado, assim como outro projeto que o ator está envolvido, mas que o nome ainda não pode ser revelado, devido negociações. Até o momento foi gravado o piloto, estrelado por Luana Piovani. 

Todos esses projetos, atrelados ao curso de cinema que o ator pretende cursar e as pesquisas desenvolvidas no Laboratório Alexandre Brito, têm como objetivo agregar e projetar a carreira do alvoradense no país. “Eu sou um cara que gosto de plantar e tem que ser assim. Faço isso como ator, diretor e produtor. Senão rolar os plantios fica inviável colher algo. Minha ideia é de que, em 2020, eu não tenha agenda para participar de novos projetos”, conclui Garcia.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário