sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Crítica de Assunto de Família

Filme: Assunto de Família
País: Japão
Classificação: 14 anos
Estreia: 10 de janeiro de 2019 
Duração: 121 minutos
Direção: Hirokazu Kore-eda
Roteiro: Hirokazu Kore-eda
Elenco: Lily Franky, Sakura Andô, Kiki Kirin

"Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem."

Iniciamos 2019, voltamos aos cinemas e, finalmente, teve início a temporada de premiações nos Estados Unidos. Quando isso acontece, o Brasil fica recheado de ótimos filmes estreando - principalmente no início do ano. É o momento que o público daqui conhece o que foi de melhor produzido no cinema em 2018. Para começar isso, nada melhor do que o bom filme japonês que representará o país no Oscar deste ano, “Assunto de Família”.

O filme começa logo após uma das sessões de furtos de Osamu e seu filho, quando se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

A produção é cheia de nuances e muda há todo momento. Existem situações onde se acredita que ali existe uma família “normal”, mas que logo é surpreendido. O talento do diretor está em conseguir transformar todas as peculiaridades daquelas pessoas em algo orgânico e verossímil. Isso sem falar no talento do diretor em construir a empatia com o público, que acaba torcendo para que o assalto dê certo ou que não descubram o paradeiro da avó da família.

“Assunto de Família” é o que o próprio nome quer dizer. É a constituição de uma família, com suas dificuldades e perrengues, mas aproveitando as coisas simples da vida. Tudo baseada em dificuldades e percalços enfrentados por todos. Cada um na sua realidade e com o seu problema. Um filme que começa com uma pegada simples e acaba se transformando em uma trama que flerta com os suspenses ou filmes policiais, tamanho o drama desenvolvido.

Não posso deixar de dizer que o longa-metragem japonês é uma grata surpresa neste início de 2019. Obviamente que esse é o primeiro filme estrangeiro do Oscar que assisto, mas podemos afirmar que aqui se encontra um dos favoritos a estatueta. Isso por ter conhecimento do seu alcance e conseguir transformar uma história simples e cotidiana em uma produção envolvente e cativante.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário