quarta-feira, 2 de julho de 2014

Educação ambiental com música

A banda Ecovox surgiu no final de 2007, como o primeiro projeto do Instituto Ambiental Ecovox. O grupo idealizado e liderado por Carlos Weiss, 46 anos, tem o diferencial de ser temática e só tocar canções que falem sobre a preservação ambiental ou que retratem a grandiosidade da natureza e as riquezas do Planeta Terra.

Foto: Divulgação
A ideia de se fazer músicas que falem do meio ambiente e que tenham como objetivo conscientizas as pessoas já existia na cabeça de Weiss desde 1989. Tanto é verdade, que algumas das músicas compostas no CD "Preservar ou Morrer", foram compostas naquela época, juntamente do seu companheiro de composição, Mario Hunter.

- Tudo isso começou na minha antiga banda, chamada Pedra Angular. Nesse projeto, nós já havíamos compostos umas algumas músicas sobre meio ambiente, em um projeto onde as outras canções tinham outras temáticas, não era um álbum completo sobre ambientalismo. Nessa época ainda nem era moda fazer show ecológico, mas nós nos preocupávamos com a situação do nosso planeta - conta Carlos.

Foto: Divulgação
Fundado em 2007, em Alvorada, o Instituto Ambiental surgiu com o objetivo de legalizar a banda como um projeto de verdade e de se posicionar com as Prefeituras e outros órgãos governamentais, além de reunir músicos, poetas e escritores que se importem com o planeta "A ONG foi criada com o objetivo de unir as pessoas que estavam preocupadas com o mundo, e foi batizada com o nome Ecovox com a pretensão de sermos considerados, um dia, a voz da ecologia".

Weiss explica que a Ecovox não é uma banda convencional, pois não tem uma formação fixa. A cada show são convidados alguns músicos e eles são a "voz ecológica" daquele espetáculo especifico: "O único que fez parte de todos os shows fui eu, mas porque puxo o projeto para que ele não pare, só que também posso ser substituído nos vocais a qualquer momento. A banda não tem uma formação única".

Foto: Divulgação
O músico também conta que a experiência de poder ensinar com a música é algo lindo e que lhe deixa com um sentimento de dever cumprido, por poder passar a sua mensagem, "Nós temos como objetivo, conscientizar as pessoas sobre questões de reciclagem e de cuidados com o meio ambiente. Por isso que nos nossos shows há também alguém da ONG distribuindo papeizinhos com EcoDicas sobre como cuidar do nosso planeta. A banda sempre se preocupa em não fazer apenas um show, mas sim uma grande ação de conscientização da população".

Para o futuro, Carlos pretende entrar em estúdio e gravar um novo álbum, que deve se chamar EcoSons. O CD já está em fase inicial de produção e está sendo inscrito em editais para que saia do papel. O projeto é convidar outros artistas, de diferentes gêneros musicais, para cantar às músicas da Ecovox, e lançar no primeiro semestre de 2015.

Guilherme Wunder

Um comentário:

  1. Blog: http://aveiro123-portaaberta.blogspot.pt/
    visitei o seu site e gostei. Parabéns.

    ResponderExcluir