quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O mundo dos reality shows musicais no Brasil

Foto: Estevam Avellar/TV Globo/Divulgação
Os reality shows musicais estrearam no Brasil em 2002, com o Fama, desde então diversos programas do gênero foram ao ar nas emissoras de televisão aberta do país. Recentemente o programa Superstar, da rede Globo, revelou a banda Malta como sua vencedora. Além da Malta, surgiram outras bandas no programa que se destacaram como Suricato, Jamz e Luan e Forró Estilizado. 

Mas o porque esses programas atraem tanto a atenção do público? Segundo o repórter do setor musical do Diário Gaúcho, José Augusto Barros, esse sucesso se dá porque as bandas conseguem mobilizar um grande número de fãs para votar, garantindo a interatividade, e também porque o formato do programa, com jurados, auditório, um palco, shows das bandas, atrai sempre a curiosidade das pessoas.

Para o jornalista as emissoras ainda vão continuar investindo em reality shows musicais porque eles dão boa audiência, trazem muitos patrocinadores e porque o formato interessa ao público: " Acredito que eles têm longa vida, principalmente pelo fato de a interatividade estar em alta, coisa que acredito que não irá diminuir. O telespectador gosta de votar, decidir, se sentir importante, torcer por determinada banda. E claro, terão futuro se continuarem gerando receita, condição indispensável."

Foto: Guilherme Wunder
Para Ricardo Bisc, baterista da banda Tarcísio Meira's Band, uma das participantes do Superstar, acredita que esse tipo de programa pode alavancar a carreira de um músico, mas para isso o trabalho da banda tem que se bom: "O sucesso, se ocorrer, não é devido exclusivamente ao programa e sim da combinação da exposição proporcionada por ele com o conteúdo criado pela banda."

Falando da experiência da Tarcísio Meira's no programa, o baterista da banda fala que a visibilidade trazida pelo programa não era nem imaginada por eles: "Tínhamos um plano de crescimento, fazendo músicas novas, fazendo shows e lançar um disco este ano. Ir conquistando o público de Porto Alegre, Região Metropolitana e se espraiar pelo Rio Grande. Mas o programa nos proporcionou um atalho neste plano, de uma hora para outra ficamos conhecidos no Brasil todo."

Muitas vezes os vencedores desses reality shows acabam caindo no esquecimento, e não faltam exemplos de casos que ninguém mais lembra, e para Ricardo o programa não é absoluto na vida da banda e outras variáveis tem que ser levadas em conta: "Tudo depende da continuidade do trabalho do artista, de como o público o aceita e das oportunidades que aparecem. Claro que o vencedor de um reality show tem vantagem num primeiro momento sobre os outros participantes, justamente por ter maior visibilidade, mas num segundo momento tudo depende da equação trabalho, oportunidade e sorte." O baterista fala também que o principal desafio da banda agora é não sumir, e para isso a ideia é trabalhar bastante e sempre produzir músicas novas, e a curto prazo lançar o primeiro CD da banda. 

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário