quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Conheça o mineiro Vitor Cafaggi

Com apenas seis anos de carreira, o mineiro já havia vencido duas vezes o prêmio HQ Mix. Esse é Vitor Cafaggi, 36 anos, nascido em Belo Horizonte e criador das tiras de Puny Parker e do cãozinho Valente. O quadrinista foi uma das atrações da 9ª Mutação, que aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Foto: Divulgação
O artista conta que começou sua carreira profissional já faz seis anos, mas que sempre gostou de ler histórias em quadrinhos e queria muito trabalhar com isso: "Sou formado em design gráfico e, depois de um tempo, criei de forma pretensiosa a tira da 'Puny Parker' e postava em um blog."

Vencedor do Troféu HQ Mix em duas ocasiões, com 'Duo.Tone' e 'Valente para todas', Cafaggi descreveu esses momentos como um dos mais tensos de sua vida. Considerado o roteirista revelação em 2012, o desenhista conta que a única coisa que sentia quando subiu no palco era "uma dor de barriga muito forte (risos)".

- Na verdade a gente descobre que venceu antes de subir no palco, então na primeira vez que fiquei sabendo foi através de um e-mail. Na hora fiquei muito feliz e muito surpreso, pois eu realmente não esperava.

Arte: Divulgação
Considerado pelo próprio Vitor como o maior trabalho de sua trajetória até então, a graphic novel 'Laços', deve ter o seu segundo volume lançado em 2015. Na ocasião, o desenhista pode dividir os trabalhos com sua irmã Lu Cafaggi, que colore as páginas da HQ.

- Nós nos damos super bem e sempre fomos muito próximos, mesmo ela sendo dez anos mais nova do que eu. Na verdade a gente sempre trabalhou junto, mesmo que não diretamente, nós sempre trocávamos ideias e pensamentos antes de produzir algo.

Foto: Divulgação
Sobre a HQ 'Laços', Vitor conta que já havia trabalhado com Maurício de Souza no lançamento de 'MSP 50', em um projeto que homenageou o criador da 'Turma da Mônica'. Na oportunidade, Cafaggi desenhou uma história do Chico Bento que teve grande repercussão na mídia, e isso fez com que o próprio Maurício o convidasse para o projeto.

- Em 2011 chegou o convite oficial para produzir a graphic novel. O que mais me surpreendeu foi que tudo fluiu muito mais fácil do que eu imaginava, talvez pela Turma da Mônica ser muito da minha infância. Foi que nem eu encontrar alguns amigos meus da época de criança e chama-los para brincar de novo. 

Arte: Divulgação
Atualmente o desenhista trabalha na divulgação de seu quarto livro da saga 'Valente', intitulado 'Valente para o que der e vier'. O projeto, que já está no seu quarto volume, foi lançado pela editora Panini. Vale ressaltar que os dois primeiros livros saíram de forma independente.

Para o futuro, Cafaggi está trabalhando na sequencia de 'Valente' e no segundo volume 'Laços': "Com questão ao 'Valente' serão seis livros, então o quinto livro deve sair em 2015 e o sexto e último em 2016. No momento estou trabalhando na continuação de 'Laços', que também deve ser lançada ano que vem."

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário