quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Escritor Felipe Castilho fala sobre 'O Legado Folclórico' e 'Imagine Zumbis na Copa'

Foto: Divulgação
O escritor paulista Felipe Castilho tem 29 anos e é conhecido por ser o autor da série 'O Legado Folclórico' e da HQ 'Imagine Zumbis na Copa'. Quando perguntado sobre como teve inicio sua carreira, o artista fala que esse desejo está presente desde o período escolar, e depois no primeiro emprego.

- Quando eu era muito pequeno eu já tinha o desejo de escrever e desenhar e meus exemplos eram Ziraldo e Maurício de Sousa. Depois vieram Neil Gaiman, Terry Pratchett, J. K. Rowling, e meus objetivos mudaram um bom bocado. Mas a certeza de que estava no caminho que queria continuou.

Foto: Divulgação
Após muito trabalho surge a saga 'O Legado Folclórico', onde Felipe trabalha com a mitologia brasileira para os jovens e adultos, se desprendendo assim daquela ideia que o nosso folclore era somente para crianças: "Eu sempre enxerguei nossas lendas como algo mais poderoso do que suas representações midiáticas de sempre, e quis fazer a minha versão delas. Demorou para que eu encontrasse uma motivação principal que me empurrasse caminho acima, mas quando ela veio acabou tomando conta de mim por completo."

O livro conquistou o público e, desde então, o paulista tem estado entre os principais convidados de grandes eventos literários, como por exemplo, a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. Mas o que muitos desconhecem é o grande trabalho de pesquisa que o escritor teve para escrever essa série, que já está em seu segundo volume.

- Visitei muitos museus em cidades que eu visitava, e escutei muitos 'causos' de gente simples do interior, de gente vivida e de gente com o peso dos anos e das histórias nas costas. Eu fazia questão de manter alguma coisa da Literatura Oral na minha criação, para honrar o que sempre foi o folclore.

Felipe conta que com esse trabalho conseguiu emplacar nas livrarias e nas escolas de ensino médio e que muitas pessoas acabam indo até ele para elogiar o modo com que ele tratou o tema folclórico brasileiro: "Eles amam a ideia de elevar nossas lendas e deixá-las tão atraentes quanto os mitos nórdicos, gregos ou egípcios. Geralmente, a molecada adora o boitatá titânico destruindo a cidade de São Paulo. Já os adultos gostam muito do background do meu Saci, que não é nada nem próximo de um garotinho peralta."

Foto: Divulgação
Além de escritor de livros, Felipe também é autor de histórias em quadrinhos, com destaque para a HQ 'Imagine Zumbis na Copa'. O trabalho, que tinha como objetivo misturar a tendência dos zumbis com a Copa do Mundo, foi produzida em parceria com o ilustrador Tainan Rocha: "A HQ vendeu bem, teve muita divulgação na mídia, em grandes canais e portais, e nos rendeu muita exposição e reconhecimento."

Atualmente o escritor trabalha no terceiro volume do Legado Folclórico, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2015. Além disso o artista está trabalhando em outros três projetos, que ainda não tem previsão de lançamento: "Mas já estou engatilhado em um roteiro de HQ bem diferente de tudo o que já fiz, e novamente em parceria com o Tainan. Essa aí logo mais começa a dar o ar da graça. Também tenho dois romances mais "adultinhos" para finalizar, e vejo muitos deles no meu futuro não tão distante."

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário