sexta-feira, 6 de março de 2015

Pão e Rosas, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A dupla de quadrinistas Hector Lima e Mario Cau lançam nesta sexta-feira (07) a HQ ‘Pão e Rosas‘. O álbum, que será lançado pela de forma gratuita nos sites Fictícia e Petisco, retrata a ‘Greve do Pão e Rosas’. O evento é conhecido por muitos como um dos mais marcantes da luta pela melhoria de condições de trabalho feminino.

Foto: Divulgação
Em janeiro de 1912, mais de 20 mil trabalhadores da cidade de Lawrence, Massachussets (EUA), pararam por cerca de dois meses. As crianças e mulheres que organizaram a paralisação tinham como objetivo buscar melhorias nas condições de trabalho das indústrias têxteis. O ato foi visto como surpresa pelos pensadores da época, pois não se acreditava que essa parte da população, assim como boa parte dos imigrantes, conseguiria organizar um protesto que alcançasse toda aquela proporção.

Hector Lima conta que o protesto de Lawrence foi um dos mais marcantes da história, devido à sua duração e também à quantidade de mulheres e crianças que aderiram a causa: “Tanto para mim como para o resto da equipe que produziu essa HQ, foi importante mostrar com naturalidade personagens femininas tridimensionais”, destaca o roteirista.

Segundo pesquisas realizadas por Hector, o Dia Internacional da Mulher não foi idealizado a partir de um único fato, mas, sim, de vários eventos que refletiam a insatisfação das mulheres trabalhadoras: “O Oito de Março é uma data comum a várias greves de tecelãs pelo globo (União Soviética, Estados Unidos e vários países da Europa), em movimentos de orientação socialista e anarquista”, conclui.

O desenhista Mario Cau se diz decepcionado em ver, ainda em 2015, a cultura e instituição machista que está implantada na cultura brasileira: “Não deveria haver diferença alguma entre as pessoas. Hoje, tanto quanto antes, é preciso encarar isso com seriedade e sensibilidade, sem pensamentos retrógrados. Seja em relação ao espaço da mulher, do negro, do gay, do imigrante. Espero que nossa HQ sirva também como momento de reflexão sobre tempos melhores para todos.”

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário