quarta-feira, 3 de junho de 2015

O homem por trás da Multiverso Comic Con

Émerson Vasconcelos tem 29 anos e é gaúcho de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Formado em jornalismo ele também é um apaixonado por quadrinhos, mas não é só isso, afinal ele é o criador da Multiverso Comic Con, evento especializado em quadrinhos e cultura pop aqui do estado. 

Foto: Divulgação
Foi durante o 9º Mutação, que aconteceu durante a programação da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre que o gaúcho conversou com a gente. Entre as atividades que Vasconcelos participou estava o painel que homenageava os 75 anos do Batman, que é um dos personagens favoritos do jornalista.

Mestre em comunicação pela Unisinos, Émerson criou em 2010 a 1ª Multiverso Comic Con, evento que agora acontece anualmente e já trouxe diversos desenhista de renome internacional para participar da convenção. Entre eles destaque para Joe Prado e Renato Canini, quadrinistas estes que já foram homenageados no evento.

Só que o que muitos desconhecem é que o canoense já vinha trabalhando com a ideia de criar um evento especializado em quadrinhos desde 2006, quando fazia parte da equipe que organiza o AnimeXTreme: “Nessa época eu queria integrar os quadrinhos dentro dos eventos de anime, mas acabei vendo que era muito difícil inserir as HQs nesse meio.”

Painel 'Batman X Superman', durante a 4ª Multiverso Comic Con. Foto: Divulgação

E é em 2008 que surge o 1º Anima Heroes, em uma parceria entre as produtoras Multiverso e AFAR. O objetivo desse evento foi unir os públicos que gostavam de anime com os que curtiam quadrinhos: “Nesse dia pude ver que existia sim um público legal que estava órfão de eventos dedicados aos quadrinhos. Depois do segundo Anima Heroes, que aconteceu em 2010, eu resolvi focar no meu sonho de realizar um evento exclusivo para o público de quadrinhos.” 

Desde então o evento não parou mais de crescer e conquistar cada vez mais fãs pelo estado. Tanto é verdade que o público já triplicou de 2010 até 2014. Para Émerson o público não foi o único ponto que evoluiu nesses quatro anos: “O formato foi uma coisa que mudou muito, pois na primeira edição nós acabamos nos espelhando nos formatos de anime e hoje em dia não existe mais isso. Nessa última edição tivemos o 'Beco dos Artistas' e uma exposição organizada pela revista 'Mundo dos Super-Heróis, que são ações que acontecem em eventos tipicamente de quadrinhos.”

Arte: Divulgação
E para quem está ansioso pelas novidades que devem estar presentes na edição de 2015 podem saber que o evento irá tomar grandes proporções. Dessa vez a Comic Con RS (novo nome do evento) irá acontecer nos dias 22 e 23 de agosto na sede da Ulbra, em Canoas. Entre alguns dos convidados já confirmados estão Fábio Moon e Gabriel Bá (Dois Irmãos), Peter Milligan (Homem-Animal, X-Force, X-Táticos e Hellblazer) entre outros quadrinistas de renome no mercado.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário