quarta-feira, 23 de setembro de 2015

“A coisa mais gostosa de ser um escritor independente é estar sempre próximo do leitor”

É com esse pensamento que o jovem escritor paranaense Lauro Kociuba participa de cada evento e atende os leitores com quem conversa. O autor do livro ‘A Liga dos Artesãos’, Lauro foi uma das atrações da IV Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, que aconteceu no mês de abril, no centro da capital gaúcha. Durante o evento o paranaense participou de painéis e sessões de autógrafos.

Foto: Guilherme Wunder
Nascido em São José dos Pinhais, em 1984, Lauro conta que começou a escrever depois de ler um famoso livro do escritor Neil Gaiman, que serviu de fonte de inspiração e motivação para o início dessa carreira: “Eu sou um jogador viciado de RPG e leitor voraz desde os sete anos; e a ideia de escrever esse livro me veio enquanto lia ‘Lugar Nenhum’, do Neil Gaiman. Posso dizer que esse foi o meu primeiro contato com o universo da literatura fantástica e achei tudo maravilhoso.”

E foi dessa inspiração que surgiu o primeiro livro da carreira de Lauro Kociuba, ‘A Liga dos Artesãos’, publicado recentemente pelo escritor. Esse projeto conta a história de Tales, um filho de encantados, que busca desvendar sua história dentro de uma trama, que é a luta pela sobrevivência de uma raça. O livro foi financiado através do site Catarse, como um método de aproximar o leitor desse projeto:

- Desde que eu comecei a escrever esse livro já estava decidido que eu não iria procurar nenhuma editora. A minha ideia inicial era publicar na Amazon, mas acabei conhecendo o Catarse e vi que era aquilo que eu queria; até pelo desafio e pela proximidade que conquistaria com o leitor.

Foto: Marcelo Wieczorek/Fast Food Cultural
Além do livro foi produzido também um artbook, que conta com uma história de amizade e companheirismo dos parceiros de Lauro: “O artbook veio como uma recompensa da catarse, onde alguns amigos meus que gostaram do livro resolveram produzir ele mais para ajudar do que cobrar por esse serviço. Ao todo são 42 ilustradores profissionais que entraram nessa comigo e esse artbook deve sair em julho.”

Atualmente o paranaense está trabalhando na continuação da saga ‘Alvores’, que deve ser disponibilizado novamente no Catarse a partir de outubro. Além disso já está no site da Amazon uma noveleta do escritor que se passa nesse mesmo universo, mas em um outro espaço de tempo.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário